Português (Brasil)

“Realizamos testes e ensaios para mostrar importância do vigor”, diz presidente da Aprosmat

“Realizamos testes e ensaios para mostrar importância do vigor”, diz presidente da Aprosmat

No programa desta semana, Glauber Silveira mostra os laboratórios da associação e suas respectivas funções

Compartilhe este conteúdo:

Sementes com alto vigor podem proporcionar ganhos de produtividade. Além de um bom desempenho de germinação em uma situação normal, o vigor auxilia em situações de estresse hídrico. E, segundo especialistas, o controle de qualidade das sementes é essencial para tal resultado.

Aos 22 anos, na década de 90, o gaúcho Nelson Croda, atual presidente da Associação dos Produtores de Sementes de Mato Grosso (Aprosmat), veio para Mato Grosso trabalhar no setor de sementes, onde segue com a carreira até hoje. Croda é o entrevistado do programa Direto ao Ponto desta semana. 

De acordo com Croda, o controle de qualidade das sementes feito pela Aprosmat vai desde a pré-colheita até a qualidade do campo. Ele explica que o papel da entidade é de trazer o associado para dentro da associação. A partir disso, é fornecido serviços, testes e aferição da qualidade até a entrega da semente ao produtor. 

Nos dias 4 e 5 de abril, em Rondonópolis (MT), a entidade irá realizar um treinamento voltado para profissionais e técnicos de campo com o objetivo de agregar qualidade ao produto dos associados. 

“Esse treinamento é um de vários que nós promovemos todos os anos, focado em aperfeiçoamento das equipes dos associados. Ele é ministrado pela Fundação Pró-Semente e o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) virá no último dia para sanar as dúvidas e fazer um alinhamento geral das mudanças ocorridas a além deste órgão, também participarão do curso os órgãos fiscalizadores como o Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea)”, comenta. 

Vigor e preocupação com a germinação

Croda explica também que um assunto que é sempre debatido com os produtores é quanto ao vigor das sementes. Devido a preocupação dos sementeiros em atender a demanda do mercado, todos os anos a associação realiza testes e ensaios com professores para mostrar e explicar a importância do vigor. Em muitos casos, o vigor se torna mais importante que a germinação por dar força para a semente brotar. 

Laboratórios de Hplc, nematoide e sementes 

A cromatografia líquida de alta eficiência (High Performance Liquid Chromatography – Hplc) é uma das técnicas utilizadas para analisar o teor e a quantidade do ativo do tratamento. 

“A técnica utilizada se chama cromatografia líquida e é feita acoplada de um detector de arranjo de iodo conhecido como DAD. Essa técnica quantifica, identifica e separa os ativos em uma semente com o tratamento. Esse tratamento é o que o produtor ou a indústria faz utilizando defensivos agrícolas para ajudar no resultado final da semente”, diz a responsável e analista do laboratório Hplc, Michele Sapiaginski.

Outro estudo realizado por especialistas da Aprosmat é quanto aos nematóides. Aline Ferreira é a responsável técnica de Nematologia pelas análises de identificação e quantificação dos animais no solo e na raiz. 

 

“Nós temos a análise de gênero, identificação de espécie do nematóide de galha, identificação de raça do nematoide de cisto e avaliação de cultivares e também teste de eficiências de produtos”, explica. 

O laboratório de análises de sementes presta serviços para os associados e demais clientes produtores de sementes e é coordenado pela Daniele Brandstetter. Ela conta que além dos testes obrigatórios que o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) demanda, eles realizam outros testes que os produtores pedem em determinados casos para aprofundar mais nos resultados. 

canalrural.com.br 03/03/2023

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário

 

 

Booked.net
 
+25
°
C
+28°
+22°
Sinop
Quarta-Feira, 29
booked.net
 
+30
°
C
+31°
+23°
Alta Floresta
Quarta-Feira, 29

 

Booked.net - book your hotel here
 
+25
°
C
+28°
+22°
Sorriso
Quarta-Feira, 29
Booked
 
+25
°
C
+28°
+22°
Lucas do Rio Verde
Quarta-Feira, 29

 

 

Saiba mais: https://www.cepea.esalq.usp.br/br