Português Italian English Spanish

Registro de defensivos de controle biológico bate recorde em 2020, com 95 novos produtos

Registro de defensivos de controle biológico bate recorde em 2020, com 95 novos produtos


Os produtos caracterizados como biológicos têm baixo impacto ambiental, são sustentáveis e podem ser usados na agricultura orgânica

Ato n° 70 do Departamento de Sanidade Vegetal e Insumos Agrícolas da Secretaria de Defesa Agropecuária, publicado nesta segunda-feira, 11, no Diário Oficial da União, trouxe o registro de três novos defensivos agrícolas de baixo impacto, concedidos ainda em 2020, totalizando um recorde de 95 bioinsumos registrados no ano passado.

O resultado é reflexo do Programa Nacional de Bioinsumos, lançado em maio de 2020 pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), com o objetivo de aproveitar o potencial dos recursos biológicos na agropecuária brasileira.

O coordenador-geral de Agrotóxicos e Afins do Mapa, Bruno Breitenbach, ressalta que os novos registros confirmam 2020 como o ano mais importante para o registro de biopesticidas, importantes ferramentas para tornar a agricultura brasileira ainda mais sustentável.

“Nunca se registrou tantos produtos fitossanitários sustentáveis como nesse ano. Anteriormente, o ano de 2018, com 52 produtos registrados, era o maior já alcançado com esse perfil”, destaca o coordenador.

Atualmente, soma-se um total de 411 produtos de baixo impacto disponíveis para os produtores.

Defensivos

Fonte: Mapa

Os produtos considerados de baixo impacto possuem ingredientes ativos biológicos, microbiológicos, semioquímios, bioquímicos, extratos vegetais e reguladores de crescimento, podendo ser autorizados em vários casos na agricultura orgânica.

Esses produtos são importantes para agricultura não apenas pelo impacto toxicológico e ambiental, mas também por beneficiar as culturas de suporte fitossanitário insuficiente (minor crops), pois esses produtos são registrados por pragas e não por cultura. como ocorre com os químicos.

Todos os produtos registrados foram analisados e aprovados pelos órgãos responsáveis pela saúde, meio ambiente e agricultura, de acordo com critérios científicos e alinhados às melhores práticas internacionais.

Fonte: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa)

13/01/2021

 

Booked.net
 
+25
°
C
+28°
+22°
Sinop
Quarta-Feira, 29
booked.net
 
+30
°
C
+31°
+23°
Alta Floresta
Quarta-Feira, 29

 

Booked.net - book your hotel here
 
+25
°
C
+28°
+22°
Sorriso
Quarta-Feira, 29
Booked
 
+25
°
C
+28°
+22°
Lucas do Rio Verde
Quarta-Feira, 29

 

booked.net
 
+25
°
C
+25°
+19°
Mutum
Quarta-Feira, 29

 

Saiba mais: https://www.cepea.esalq.usp.br/br