Português Italian English Spanish

Três brasileiros participam do programa global Nuffield 2021 para formação de líderes do agronegócio

Três brasileiros participam do programa global Nuffield 2021 para formação de líderes do agronegócio


Essa experiência única permitirá uma visão global sobre o setor e as pesquisas realizadas por eles contribuirão com o desenvolvimento do agronegócio brasileiro

A administradora Vanessa Chiamulera (MT), o pesquisador e biólogo Renato Rodrigues (RJ) e o administrador Carlos Zegwaard (PR) são os três brasileiros selecionados pelo programa global de formação de novos líderes do agronegócio da Nuffield International Farming Scholarships. A instituição apoia os profissionais do agro de diversos países para ampliar seus conhecimentos e experiências, permitindo que vivenciem diferentes realidades ao redor do mundo. 

A administradora com MBA em gestão do Agronegócio Vanessa Chiamulera é de Mato Grosso e atua como gerente de processos do Grupo Morena, produtor de soja, milho, gado e eucalipto. Ela focará sua pesquisa em práticas sustentáveis na agricultura. “Há todo momento surgem novas técnicas para melhorar a produção agrícola e acredito que elas devem estar alinhadas de forma sustentável, para otimizar a produtividade e a lucratividade das empresas no longo prazo e de forma consciente”, explica Vanessa.

Também voltado para o desenvolvimento sustentável, o carioca Renato Rodrigues é pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e concentra sua atuação em mudanças climáticas na agricultura. “O Brasil tem condições de se tornar a primeira potência agroambiental do planeta, mostrando que é possível produzir e preservar simultaneamente”, ressalta Renato, que é formado em Ciências Biológicas, com diversas especializações em ciência e meio ambiente. 

Carlos Zegwaard atua na fazenda de leite da família, no Paraná. Graduado em administração e técnico em agropecuária, ele quer identificar maneiras de aumentar os lucros da indústria de laticínios a partir da formação de sistemas de produção, além de estudar eficiência de transporte e automação. “Essa oportunidade é muito válida. Meu objetivo é obter conhecimento e experiências para ter papel significativo na indústria brasileira de laticínios”, comenta Carlos.

O Brasil participa do programa global de bolsas da Nuffield desde 2015. “Nosso país é um dos mais importantes em produção agropecuária. O crescimento do campo caminha em sinergia com o nível de qualificação dos profissionais. Este é o motivo pelo qual neste ano três profissionais talentosos do Brasil foram escolhidos como nuffieldianos para viajar o mundo, conviver com outros modelos de produção e interagir com representantes de outros países que são parceiros comerciais do Brasil e possuem ambientes de produção com aspectos comuns e diversos”, destaca Murilo Bettarello, agrônomo e atual presidente da Nuffield Brasil. 

Além dos brasileiros, foram selecionados profissionais da Austrália, Canada, Chile, Estados Unidos, França, Holanda, Irlanda, Japão, Nova Zelândia, Reino Unido e Zimbabwe. São 65 jovens de até 40 anos de idade nessa experiência imersiva única. Cada nuffieldiano viajará por 14 semanas, ao longo de dois anos, obviamente após o controle da pandemia do Covid-19, recebendo 25 mil dólares e o apoio da rede internacional para auxiliar no desenvolvimento do agronegócio global.

O programa de bolsas da Nuffield conta com o apoio de parceiros importantes, que patrocinam os líderes. Entre essas empresas estão: TIAA-CREF Global Agriculture, que por 7 anos contribuiu com bolsas para seis brasileiros e é patrocinadora de Renato Rodrigues; Cooperativa Castrolanda, primeiro investidor cooperativista brasileiro, patrocinadora de Carlos Zegwaard; e Bayer, que já tem parceria de sucesso com a Associação Nuffield no evento “Yough Ag Summit 2019” no Brasil e este ano ingressa oficialmente como patrocinadora oficial do programa Nuffield International, fornecendo o suporte financeiro para Vanessa. 

Sobre a Nuffield – Entidades sem fins lucrativos, a Nuffield foi criada no Reino Unido há 70 anos para estimular ingleses a viajar pelo mundo e conhecer as novidades em produção agropecuária para ajudar na reconstrução da Inglaterra. O Brasil faz parte da Nuffield desde 2013 e a partir de 2017 com a sua própria Associação, implementando vários projetos que promovem troca de experiências práticas no Brasil e no exterior, incluindo a seleção de jovens promissores para participar do Nuffield Farming Program. Mais informações sobre a Nuffield pelo site.

Fonte: Texto Assessoria

16/02/2021

 

Booked.net
 
+25
°
C
+28°
+22°
Sinop
Quarta-Feira, 29
booked.net
 
+30
°
C
+31°
+23°
Alta Floresta
Quarta-Feira, 29

 

Booked.net - book your hotel here
 
+25
°
C
+28°
+22°
Sorriso
Quarta-Feira, 29
Booked
 
+25
°
C
+28°
+22°
Lucas do Rio Verde
Quarta-Feira, 29

 

booked.net
 
+25
°
C
+25°
+19°
Mutum
Quarta-Feira, 29

 

Saiba mais: https://www.cepea.esalq.usp.br/br