Português Italian English Spanish

Existe risco em trabalhar com transgênicos na nutrição animal?

Existe risco em trabalhar com transgênicos na nutrição animal?


Transgênicos na nutrição animal.

Por Hebert Silveira

Vamos falar sobre transgênicos na nutrição animal e se existe algum risco. Os termos, transgênicos e organismos geneticamente modificados se referem a organismos que, por ação do homem, tenham sequências de DNA de outras espécies inseridas no seu DNA, de modo a expressar características desejadas do organismo doador. Desde os anos 80, a engenharia genética é utilizada para inserir novas características nas plantas. Entretanto, o cultivo de plantas transgênicas e o consumo humano e animal de seus derivados é recente, sendo um tema sobre o qual predominam discussões científicas, éticas e políticas.
As principais preocupações quanto ao uso de alimentos transgênicos na nutrição animal são a possibilidade de transferência de genes marcadores de resistência a antibióticos para bactérias do trato digestivo animal e os efeitos indesejáveis na saúde e bem-estar dos animais e do ser humano.

Transgênicos na Nutrição Animal - Nutrição Animal - Agroceres MultimixAntes do consumo pelos animais, os alimentos transgênicos são processados por diferentes formas para serem utilizados como ração. Estudos demonstraram que o processamento mecânico não influencia na presença do DNA transgênico nos alimentos, entretanto, os processos de extração por solventes e tostagem, como ocorre na soja, resulta em alta degradação de DNA.
Todos os alimentos, sejam eles transgênicos ou não, possuem DNA e as proteínas codificadas por ele em sua composição. Portanto, durante toda sua vida, os mamíferos ingerem DNA e proteínas, sendo esses nutrientes essenciais para os animais e seres humanos. Desta forma, o trato digestivo sempre foi exposto a DNA, proteínas e fragmentos de proteínas de diferentes espécies em suas dietas, e a eficiência da degradação digestiva em humanos e animais é caracterizada como segura e até mesmo benéfica.
Apesar do DNA transgênico permanecer intacto na ração a percentagem de DNA recombinante no genoma de milho é de aproximadamente 0,00022% e da soja integral é de 0,00018% (Jonas et al., 2001). Na tabela 1, fizemos uma simulação para um animal que recebe 2,5kg de ração por dia de uma dieta a base de milho e soja.

Transgênicos na Nutrição Animal - Nutrição Animal - Agroceres Multimix

Isso significa que, com o conteúdo de 1.496 µg de DNA/g de milho, o consumo diário de DNA recombinante é no máximo de 6,6 µg/g. Se todo o milho e soja da formulação forem transgênicos a ingestão de DNA recombinante seria de 1,34 µg, ou seja, de 0,00020% do total ingerido (Figura 1).

Transgênicos na Nutrição Animal - Nutrição Animal - Agroceres Multimix

Além disso, a digestão deste DNA transgênico ocorre através da ação de nucleases presentes na boca, pâncreas e secreções intestinais. Em ruminantes, ainda ocorre degradação adicional por ação microbiana e processos físicos. Esse mesmo efeito aplica-se às proteínas expressas pelos DNAs transgênicos. Dado às ações das enzimas digestivas, a ocorrência de qualquer efeito indesejável é, portanto, improvável. Ainda que ocorresse qualquer falha no processo digestivo, o organismo animal não seria capaz de absorver proteínas intactas, sendo que estas seriam degradadas pelas bactérias do intestino ou excretadas.
Estudos utilizando rações contendo soja e milho transgênicos, resistentes a insetos e herbicidas, na alimentação de bovinos, suínos e aves mostraram ausência de efeitos adversos nos animais. Além disso, a Autoridade Europeia de Segurança Alimentar (EFSA), órgão dedicado à análise e definição de assuntos ligados à segurança alimentar e ao bem-estar animal, emitiu declaração que carne, ovos ou leite provenientes de animais alimentados com ração que contenha organismos geneticamente modificados (OGMs) não possuem vestígios de transgenia (EFSA; 19 de julho de 2007).
Desta forma, desde a liberação do uso de plantas transgênicas no Brasil em 2003, não foi detectado nenhum efeito deletério da utilização de soja e milho transgênicos na nutrição animal ou relacionado ao consumo de seus derivados.

Fonte: agroceresmultimix.com.br

16/03/2021

 

 

Booked.net
 
+25
°
C
+28°
+22°
Sinop
Quarta-Feira, 29
booked.net
 
+30
°
C
+31°
+23°
Alta Floresta
Quarta-Feira, 29

 

Booked.net - book your hotel here
 
+25
°
C
+28°
+22°
Sorriso
Quarta-Feira, 29
Booked
 
+25
°
C
+28°
+22°
Lucas do Rio Verde
Quarta-Feira, 29

 

booked.net
 
+25
°
C
+25°
+19°
Mutum
Quarta-Feira, 29

 

Saiba mais: https://www.cepea.esalq.usp.br/br