Português Italian English Spanish

Como esticar arame liso e farpado da forma correta

Como esticar arame liso e farpado da forma correta


Você conhece a extensão e já escolheu o melhor arame para cerca que será usado em sua propriedade. No entanto, tem dúvidas sobre qual é a melhor forma de esticar arame liso e farpado? Sabe quais são os principais cuidados que tal prática exige?

Levando isso em consideração, entrevistamos César de Oliveira, que é Analista de Mercado Agro na Belgo Bekaert Arames — empresa líder no mercado brasileiro de fabricação de arames.

Neste conteúdo, você encontrará as dicas elaboradas pelo especialista. Além disso, mostraremos quais são os benefícios de usar a máquina de esticar (esticadeira). Aproveite as informações!

Como esticar arame liso e farpado para cerca rural?

Segundo o especialista, antes de inserir e esticar o arame, é preciso ter a parte de madeira que vai na cerca já pronta. “Geralmente, o arame liso passa por dentro da madeira. Quando é passado de forma manual, ele tende a ficar bambo. É por esse motivo que ele deve ser esticado — só assim ele ficará tensionado e será capaz de segurar os animais”, explica.

De forma resumida, existem dois jeitos básicos de esticar. O primeiro deles é com o auxílio de um esticador de corrente — você aplica a tensão nele e arremata o arame. O outro consiste em utilizar uma esticadeira e uma catraca.

“A vantagem da catraca é que, com tempo, se o arame bambear, se for preciso fazer alguma emenda ou esticar o arame de novo, esse processo fica mais fácil”, recomenda César. Em algumas situações, a catraca fica no canto da cerca e isso pode atrapalhar a passagem dos animais, caso esteja em um lugar que é um corredor, por exemplo.

Por causa disso, muitas pessoas preferem arrematar direto na madeira. Tais preferências são regionais: em alguns estados, a catraca é bastante utilizada; em outros, ela quase não aparece em boa parte das cercas.

Arame farpado 

Existem diferenças consideráveis entre esticar o arame farpado e o liso. Ao contrário do liso, o farpado é externo à madeira. Isso acontece por conta das farpas, que não podem passar por dentro da madeira.

“O uso da catraca com esse tipo de material não funciona. Muitas vezes, os cerqueiros esticam com as esticadeiras, máquina de aramar, e arrematam o arame”, comenta César. Outro ponto que merece ser destacado é o fato de o farpado não precisar tencionar muito — tanto é que a sua carga de ruptura é a metade da carga de ruptura do arame liso ou até menor no caso do farpado de 250 kgf.

Há quem faça o esticamento usando instrumentos como martelo, argola e pé de cabra. Em arames farpados isso é um problema, visto que eles não foram feitos para serem esticados dessa maneira. A esticadeira, por outro lado, pega os arames entre as farpas e tensiona de maneira adequada, sem prejudicar os fios. Como a parte farpada é por fora, é possível usar grampo para prendê-lo na madeira.

Arame liso

Ao instalar o arame liso na cerca, você pode usar a catraca ou não, de acordo com as suas preferências. Geralmente, quem não usa a catraca tensiona na própria esticadeira e já arremata.

A máquina de aramar é uma boa alternativa para executar esse processo, porque faz o tensionamento dos fios sem danificar a galvanização e a estrutura. Desse modo, você garante um bom resultado e não afeta a qualidade do material.

Quais os benefícios de utilizar a máquina de esticar?

Embora não seja obrigatório usar o equipamento, se você deseja fazer uma instalação eficiente, saiba que a máquina de esticar pode contribuir bastante. Isto é, com ela, as chances de ocorrer desperdício de tempo, de recursos e de materiais são menores.

Afinal, às vezes, a catraca pode enferrujar mais rápido do que o arame e alguns modelos não têm uma boa qualidade. Vale ressaltar que a catraca não é galvanizada a fogo, mas sim de forma eletrolítica — é por isso que a sua durabilidade tende a ser menor que a do arame.

Em virtude disso, são grandes os riscos de ela enferrujar e oxidar antes, o que gera uma necessidade maior de manutenção. Com a máquina de esticar, você fica longe dessa preocupação.

O especialista também chama a atenção para a questão dos animais ficarem incomodados em lugares apertados, em que passam caminhões. Em alguns sistemas de produção, isso pode afetar a rentabilidade produtiva.

A catraca, apesar de ser menos utilizada, é a opção preferida em propriedades que produzem leite, por exemplo. “Isso porque as vacas tendem a mexer mais vezes na cerca, fazendo com que seja necessário esticá-la de novo. Nas áreas maiores, os produtores geralmente arrematam direto”, contextualiza César.

Como saber se a cerca está esticada o suficiente? É possível testar?

Segundo o especialista, existem meios simples para identificar se a cerca está esticada o suficiente. Também é possível promover alguns testes básicos para saber qual é a situação atual do esticamento.

“Isso depende da distância entre as lascas de madeira. Vá até o ponto médio dessa distância e, antes de colocar um distanciador, pegue os dois arames e force um contra o outro. Se os fios se encostarem, quer dizer que o arame está bambo. Se não mexer quase nada, é porque está esticado demais. Deve-se encontrar o meio termo“, explica o analista.

Ou seja, não vale a pena esticar demais os arames. No caso do arame liso, o recomendável é deixá-lo sempre em linha reta para ter um bom esticamento , a cerca não pode fazer curva.

Isso porque tanto a curva quanto o declive prejudicam a eficiência do arame liso. Por outro lado, o farpado se sai muito bem nas propriedades que têm um terreno irregular por ter que tencionar menos.

No arame farpado, é preciso testar a tensão tomando a metade da carga de ruptura indicada pelo fabricante como parâmetro. Isto é, “se o arame tem 350 kgf, recomendamos tensionar em 150, 200 kgf no máximo”, completa César. Como muitas pessoas não têm o aparelho para medir essa tensão, na maioria das vezes essa avaliação é feita de forma simples, como mencionamos, lembrando que a tensão é menor e vai ceder mais que no arame liso.

“Quem estraga a cerca não é o boi, é o pasto. Se o gado estiver alimentado, ele dificilmente vai querer forçar a cerca e sair de onde está. O fogo também requer atenção. Esses são os cuidados básicos de manutenção com a cerca”, recomenda César. Ou seja, a eficiência da cerca também está ligada com a eficiência do manejo das pastagens.

Portanto, como você pôde perceber, esticar arame liso e farpado na medida certa é imprescindível para garantir o desempenho da instalação. Todavia, tomando os cuidados que abordamos aqui, você terá resistência e durabilidade na sua cerca rural.

bloh. belgobekaert.com.br - 15/04/2021

 

Booked.net
 
+25
°
C
+28°
+22°
Sinop
Quarta-Feira, 29
booked.net
 
+30
°
C
+31°
+23°
Alta Floresta
Quarta-Feira, 29

 

Booked.net - book your hotel here
 
+25
°
C
+28°
+22°
Sorriso
Quarta-Feira, 29
Booked
 
+25
°
C
+28°
+22°
Lucas do Rio Verde
Quarta-Feira, 29

 

booked.net
 
+25
°
C
+25°
+19°
Mutum
Quarta-Feira, 29

 

Saiba mais: https://www.cepea.esalq.usp.br/br