Português Italian English Spanish

Brasil realiza maior importação de sêmen da história da pecuária

Brasil realiza maior importação de sêmen da história da pecuária


Localizada em Uberaba (MG), ABS importou 219 mil doses de sêmen, que chegaram ao Brasil em um único embarque

Na semana passada, a ABS, sede da maior central de biotecnologia do mundo, protagonizou um momento histórico para a pecuária nacional. A empresa realizou a maior importação em um único embarque da história do setor – são 219 mil doses de sêmen, armazenadas em 80 botijões, que chegaram dos Estados Unidos para contribuir para o progresso genético do rebanho nacional. 

As doses de sêmen foram enviadas a partir da sede da ABS Global, em DeForest, no estado de Wisconsin. Após serem recebidas no Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), o embarque seguiu para Uberaba (MG), onde se localiza a sede nacional da ABS. Quatro dias depois, as doses de sêmen já estavam na central ABS, após o processo de desembaraço aduaneiro. 

O diretor global de Garantia de Saúde e Supply Chain da ABS Global, Jim Meroneck, comemora o marco para a empresa e para a pecuária internacional. "São 183 mil doses de sêmen Angus, 22 mil do ABS XBlack, 9,5 mil doses de Angus vermelho e 4 mil de Brangus", comenta. 

Para o diretor geral da ABS Brasil, Márcio Nery, o maior embarque da pecuária brasileira revela a evolução do setor nacional e a importância do Brasil no cenário do melhoramento genético. “É motivo de comemorar. Revela o empenho da ABS Global em contribuir para o melhoramento genético dos rebanhos de corte e leite do brasil”, afirma. 

Logística eficiente

Todo o processo de inspeção e validação sanitária e zootécnica aconteceu em apenas cinco dias, mostrando a eficiência do processo comandado pelas autoridades governamentais. Com autorização expressa do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), a carga também é rastreada pela Receita Federal.  É o que diz Fernando Augusto, auditor fiscal federal agropecuário. 

"A partir do momento que a carga chega ao Brasil, o processo tem que ser autorizado pelo Mapa. Também são seguidas diversas regras sanitárias e zootécnicas que garantem toda a segurança do embarque e do seu transporte. Aqui, no porto, fazemos toda a conferência física e documental da mercadoria. Em seguida, conferimos o nível de nitrogênio de todos os botijões e analisamos uma amostragem aleatória das palhetas de sêmen", descreve. 

Para Paulo Carvalho, gerente da Estação Aduaneira do Interior (Eadi), também chamada de Porto Seco do Triângulo Mineiro, a chegada das 219 mil doses de sêmen é de extrema importância para o país.  "É uma ação que não só gera receita para o município, mas demonstra a pujança da agropecuária brasileira", aponta. 

José Roberto de Souza, despachante aduaneiro ressalta o significado da importação no que diz respeito à genética bovina nacional.  "É a maior importação de doses de sêmen já feita pelo Brasil. Isso mostra como somos evoluídos na área da genética, especificamente, a região do Triângulo Mineiro, além de comprovar o excelente trabalho desenvolvido pelos órgãos governamentais que participam em sintonia do processo, assegurando um transporte correto e eficiente", finaliza.

Fonte: Na Mídia Assessoria

Portal do Agronegócio 05/05/2021

 

Booked.net
 
+25
°
C
+28°
+22°
Sinop
Quarta-Feira, 29
booked.net
 
+30
°
C
+31°
+23°
Alta Floresta
Quarta-Feira, 29

 

Booked.net - book your hotel here
 
+25
°
C
+28°
+22°
Sorriso
Quarta-Feira, 29
Booked
 
+25
°
C
+28°
+22°
Lucas do Rio Verde
Quarta-Feira, 29

 

booked.net
 
+25
°
C
+25°
+19°
Mutum
Quarta-Feira, 29

 

Saiba mais: https://www.cepea.esalq.usp.br/br