Português Italian English Spanish

Acrimat e Energisa dão dicas sobre segurança no campo

Acrimat e Energisa dão dicas sobre segurança no campo


Mato Grosso é o principal estado produtor agropecuário do país e com isso, em épocas de preparação do solo e plantio, a operação de máquinas agrícolas é intensa e frequente no campo. E é durante o desempenho desse trabalho que é necessário que o produtor tenha a atenção redobrada em relação às redes elétricas, para evitar acidentes.

O coordenador de saúde e segurança da Energisa Mato Grosso, Victor Hugo de Amorim Oliveira, explica que trabalhadores e moradores das zonas rurais precisam estar bem orientados, conhecendo os locais onde estão instaladas as redes elétricas, evitando o choque com essas estruturas.

“Por exemplo, máquinas que tem o traçado indicado via GPS hoje operam quase sozinhas. Mas no caminho pode haver um poste ou torre. Então essas estruturas precisam fazer parte da preparação da área rural para fazer o plantio ou a colheita, sendo levadas em consideração na programação da rota do maquinário. É um ponto importante para que as pessoas estejam seguras”, explica Victor Hugo.

Esse tipo de acidente também pode ocorrer com o manuseio descuidado de outras ferramentas, como antenas que possuem estruturas metálicas e instalação de bombas d’água e cerca elétrica.

As orientações valem pra fazendas que lidam com o gado e fazem esse manejo dos animais o ano todo. Segundo o Francisco de Sales Manzi, atual diretor técnico da Associação dos Criadores de Gado (Acrimat) e pecuarista, “nunca é tarde para lembrar e reforçar a tomada de medidas de segurança que salvam vidas”, conclui o pecuarista.

Manzi chama a atenção para a utilização de máquinas agrícolas. “É prudente fazer um reconhecimento do local, planejar a atividade, observar com atenção se a altura e largura da máquina manterá uma distância segura da rede, e caso o veículo encoste na rede elétrica, o motorista jamais deve tentar sair do maquinário (exceto em caso de princípio de incêndio)”, destacou o diretor da Acrimat.

Dicas para evitar acidentes

Existem algumas orientações básicas que podem auxiliar os produtores e moradores do campo:

– Antes dos manuseios dos maquinários, é de extrema importância que seja feito reconhecimento do local, planejamento das atividades e a mensuração para que a altura e largura da máquina mantenha uma distância segura da rede. “Máquinas agrícolas devem respeitar a distância segura da rede e os caminhões nunca devem bascular debaixo da rede.”, reforça Victor Hugo.

– Se um veículo encostar na rede elétrica, o motorista jamais deve tentar sair do maquinário (exceto em caso de princípio de incêndio). Nesse momento, deve-se chamar imediatamente a Energisa e os Bombeiros, que desligarão o fornecimento de energia da forma correta antes de resgatar o condutor;

– Na movimentação de máquinas e tratores, é preciso ter cuidado com os cabos de aço que prendem os postes e torres ao chão. Esses cabos seguram os postes e não devem ser cortados e nem mudados de lugar. Desvie deles;

– No carregamento de caminhões, preste atenção se existe rede elétrica próxima. Mantenha a distância mínima de seis metros de qualquer tipo de estrutura elétrica;

-Jamais operar a abertura da caçamba de caminhão basculante se o veículo estiver debaixo da rede elétrica;

– A vegetação deve estar sempre podada para facilitar a visualização da rede elétrica;

– Nunca permita que o jato de água dos irrigadores atinja a rede elétrica;

– Tomar cuidado com queimadas, pois colocam em risco a vida da população e podem danificar as estruturas do sistema elétrico, causando a queda de postes e torres, provocando curtos-circuitos, rompimento de cabos e quedas de energia.

– Se algum animal for atingido por cabo de energia, não deve ser removido antes de entrar em contato com a concessionária e se certificar que a energia foi interrompida e assim evitar mais acidentes.

– As cercas devem ser sempre seccionadas e aterradas, a fim de evitar acidentes com raios em períodos chuvosos.

– A chave de proteção da rede elétrica não deve ser religada em casos de falta de energia. Isso oferece riscos à segurança no local e o autor pode responder criminalmente por este ato.

SERVIÇO

Mesmo com as dicas, é importante ressaltar que para sanar dúvidas, ou casos de urgência e acidentes, a Energisa deve ser procurada pelos canais de atendimento oficiais:

• Aplicativo Energisa?On?(disponível para?iOS e?Android)  
• Assistente virtual (WhatsApp) – (65) 99999 7974
• www.energisa.com.br????   
• Agências de atendimento presencial  
• Call center – 0800 6464 196

acrimat.org.br  13/09/2021

 

Booked.net
 
+25
°
C
+28°
+22°
Sinop
Quarta-Feira, 29
booked.net
 
+30
°
C
+31°
+23°
Alta Floresta
Quarta-Feira, 29

 

Booked.net - book your hotel here
 
+25
°
C
+28°
+22°
Sorriso
Quarta-Feira, 29
Booked
 
+25
°
C
+28°
+22°
Lucas do Rio Verde
Quarta-Feira, 29

 

booked.net
 
+25
°
C
+25°
+19°
Mutum
Quarta-Feira, 29

 

Saiba mais: https://www.cepea.esalq.usp.br/br