Português Italian English Spanish

REDE DE APOIO À EXPANSÃO DA AGRICULTURA IRRIGADA É LANÇADA

REDE DE APOIO À EXPANSÃO DA AGRICULTURA IRRIGADA É LANÇADA


Irrigação pode levar a um aumento ainda maior da produtividade agrícola brasileira

O deputado José Mário (DEM-GO), juntamente com a deputada Aline Sleutjes (PSL-PR), participaram do evento de lançamento da Rede Nacional de Irrigantes (RNAI), nesta quinta-feira (02). O evento reuniu entidades do setor agropecuário e produtores do Brasil para discutir agricultura irrigada de forma estratégica como vetor para o desenvolvimento, com contribuições efetivas para segurança alimentar, econômica e ambiental do Brasil.

Na ocasião, os parlamentares ouviram os anseios dos produtores em relação aos projetos que tramitam no Congresso e têm relação com a agricultura irrigada e também receberam uma carta com propostas que vão auxiliar o setor.

O deputado José Mário destacou que é hora de preservar a imagem do agro, usando ferramentas modernas. “Sempre pregamos que não precisamos desmatar para aumentar a produtividade. Estamos aqui falando em irrigação, que nós podemos triplicar a nossa produção. Não tenho dúvida de que o setor agro é bom para o Brasil e que vem dando certo para o país. Esta é a nossa bandeira.”

Lineu Neiva, idealizador da RNAI, diz que “um dos grandes entraves estão no legislativo, precisamos destravar alguns dos projetos que estão dificultando o desenvolvimento sustentável da agricultura irrigável no país”. Neiva acrescenta que outro ponto está ligado a demanda de alimento prevista para 2050. “Não iremos conseguir se a agricultura irrigada não estiver forte e sustentável no país. Precisamos destravar a regulamentação e modernizar a legislação,” explicou.

Fabrício Mitre, co-fundador da RNAI, falou também sobre os entraves da agricultura irrigada. “Existe um mal entendimento e os processos de licenciamento ambiental são morosos e travam o desenvolvimento desta atividade. Existe também a questão de rede elétrica, não há sistema de irrigação sem energia e há pouca cobertura de distribuição de redes de energia nas áreas rurais.”

De acordo com a deputada Aline Sleutjes, presidente da Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados, devido a pandemia as pautas do agro não andaram. “Ano passado foi pandêmico e não tivemos reuniões. Ficamos com a pauta do agro parada. Esse ano retomamos, já votamos mais de 170 projetos do agro e fizemos mais de 80 audiências públicas. Vamos nos empenhar para resolver os entraves deste setor,” disse a parlamentar ao ouvir sobre as dificuldades da agricultura irrigada.

Fonte: DATAGRO

03/12/2021

 

Booked.net
 
+25
°
C
+28°
+22°
Sinop
Quarta-Feira, 29
booked.net
 
+30
°
C
+31°
+23°
Alta Floresta
Quarta-Feira, 29

 

Booked.net - book your hotel here
 
+25
°
C
+28°
+22°
Sorriso
Quarta-Feira, 29
Booked
 
+25
°
C
+28°
+22°
Lucas do Rio Verde
Quarta-Feira, 29

 

booked.net
 
+25
°
C
+25°
+19°
Mutum
Quarta-Feira, 29

 

Saiba mais: https://www.cepea.esalq.usp.br/br