Português Italian English Spanish

Como escolher as melhores soluções de tratamento de sementes?

Como escolher as melhores soluções de tratamento de sementes?


É importante conhecer as necessidades da lavoura para escolher as formas adequadas de proteger as sementes contra agentes patógenos

O tratamento de sementes (TS) é fundamental para que o agro seja produtivo e rentável desde a semeadura até a colheita. Além da preocupação com a qualidade das sementes, sempre buscando variedades certificadas e de procedência, com alto vigor e germinação, é importante que elas estejam protegidas de forma adequada contra agentes externos, evitando perdas no ciclo vegetativo. Contudo, muitos produtores ainda não investem em TS por não terem informação qualificada sobre as melhores soluções para seus cultivos.

Dentro deste contexto, é importante, então, esclarecer que o tratamento de sementes ocorre pela aplicação de defensivos químicos ou biodefensivos, como fungicidas e inseticidas, que protegem as sementes de condições adversas. “O objetivo do tratamento é suprimir, controlar ou afastar fungos, vírus e inseto que atacam as lavouras, desde o solo até a formação das plantas”, pontua Milton Ribeiro Paula, Diretor Industrial da Laborsan Agro, empresa especializada em TS.

Segundo o diretor da Laborsan Agro, o primeiro passo é identificar o quadro da propriedade, definindo qual é o tipo de manejo, quais as pragas que se quer combater, com qual frequência ela atingem a lavoura etc. “Conhecendo a realidade e as necessidades da propriedade, é possível ter um diagnóstico mais preciso de qual será o tipo de tratamento adequado para as sementes”, afirma.

A Laborsan Agro oferece produtos que garantirão maior resistência desse tratamento. O catálogo de produtos é vasto, produzido com a Tecnologia Film-Coating Laborsan Agro, caracterizada pela maior adesão ou fixação do tratamento às sementes. Os produtos são divididos em duas categorias: os polímeros da linha LABFIX e os pós secantes da linha LABSEC. Cada linha, contudo, tem um diferencial que atende a necessidades específicas.

Os polímeros LABFIX, ou otimizador de TS da Laborsan Agro, têm uma formulação líquida que auxilia na fixação dos defensivos, fertilizantes e enraizadores nas sementes. É um produto indispensável para tratamento industrial de sementes (TIS) e deve ser aplicado de forma automatizada por equipamentos devidamente calibrados e regulados. O LABFIX protege as sementes da perda do TS e reduz perdas pela liberação gradual dos ativos e aditivos usados na calda. O produto oferece secagem mais rápida, maior segurança ao homem e ao meio-ambiente, e potencializam o efeito da calda do TS.

Já os pós secantes LABSEC são finalizadores do processo de TS. A secagem que proporcionam conferem fluidez ao processo, facilitando o ensaque. Os produtos diminuem o escorrimento de calda de TS e as perdas por abrasão úmida, melhoram a plantabilidade otimizando a semeadura proporcionando um estande de plantas ideal. Para saber mais, acesse: http://www.laborsanagro.com/

Fonte: Ação Estratégica Comunicação

Portal do Agronegócio 10/12/2021

 

 

Booked.net
 
+25
°
C
+28°
+22°
Sinop
Quarta-Feira, 29
booked.net
 
+30
°
C
+31°
+23°
Alta Floresta
Quarta-Feira, 29

 

Booked.net - book your hotel here
 
+25
°
C
+28°
+22°
Sorriso
Quarta-Feira, 29
Booked
 
+25
°
C
+28°
+22°
Lucas do Rio Verde
Quarta-Feira, 29

 

booked.net
 
+25
°
C
+25°
+19°
Mutum
Quarta-Feira, 29

 

Saiba mais: https://www.cepea.esalq.usp.br/br