Português Italian English Spanish

Qual a melhor forrageira para atingir mais produtividade em uma área menor na sua fazenda?

Qual a melhor forrageira para atingir mais produtividade em uma área menor na sua fazenda?


Aumentar a área não é a única solução para ganhar mais produtividade animal; descubra o porquê a utilização de forrageiras é essencial!

Uma das premissas de muitos pecuaristas é a ideia de que para elevar a produtividade é preciso aumentar a área na fazenda ou adquirir mais animais. Sabe-se, em virtude de novas tecnologias, que é possível otimizar a rentabilidade com outras estratégias. O produtor consegue aumentar sua produtividade animal sem precisar necessariamente aumentar a área. Para isso, é precisar adotar algumas práticas, entre elas: aumentar a taxa de lotação e/ou fazer uso de uma forrageira mais produtiva, que aumente o ganho de peso diário dos seus animais. Mas qual a melhor forrageira para este cenário?

Forrageiras geneticamente desenvolvidas são ótimas opções, respaldadas em comprovações técnicas, para os pecuaristas que buscam otimizar sua produção e aproveitar o máximo que sua área pode oferecer. A Barenbrug do Brasil contém em seu portfólio de produtos uma variedade que foi desenvolvida a partir do programa de pesquisa e desenvolvimento da Barenbrug. O Cayana é a resposta certa para a pergunta “Qual a melhor forrageira” feita por muitos produtores. 

Saiba por que o Cayana é a resposta certa para a pergunta “Qual a melhor forrageira para a minha fazenda?”

A Brachiaria foi desenvolvida geneticamente com exclusividade pela Barenbrug do Brasil para suprir a demanda dos sistemas de produção agropecuários tecnificados que dependem da rentabilidade que uma forrageira pode gerar dentro da fazenda.

O cultivar Cayana é a opção ideal para quem deseja alcançar um alto desempenho e otimizar a produção, pois possui atributos capazes de aumentar tanto a taxa de lotação na fazenda quanto o ganho médio de peso dos animais. E o aumento de produtividade do Cayana foi comprovado em estudos!

Uma avaliação realizada durante dois anos, na qual comparou o Marandu ao Cayana, estabeleceu-se resultados muito superiores para o cultivar exclusivo da Barenbrug do Brasil no quesito desempenho animal. A análise constatou que o Cayana entregou 42,2% mais produtividade animal, ou seja, 8 @/ha a mais de produtividade animal ao longo de todo esse período.

“Conseguir um aumento de produtividade na ordem de 8@/ha por ano significa aumentar 1,3 animais de recria por hectare na taxa de lotação de uma determinada área com ganhos de peso na ordem de 510 gramas/animal/dia, ou seja, para cada 10 ha de área intensificada utilizando o cultivar Cayana, será possível colocar até 13 animais a mais em comparação com o Marandu. Apesar de todo potencial genético do cultivar, é necessário que o produtor se atente para as recomendações de manejo do pastejo e principalmente às exigências relacionadas à fertilidade do solo, realizando as correções e fertilizações necessárias para atender os requerimentos da planta”, pontua Joaquim de Paula, Desenvolvedor de Produtos da Barenbrug do Brasil.

Quer saber mais sobre o estudo? Clique aquihttps://materiais.barenbrug.com.br/brachiariacayana e realize o download do folder do cultivar Cayana e veja mais sobre o resultado. 

Conheça os benefícios funcionais do Cayana que o fazem ser umas das melhores forrageiras para o produtor atingir maior rentabilidade em sua propriedade

Os atributos positivos que tornam o Cayana a melhor forrageira para aumentar a produção são seu alto acúmulo de forragem durante o ano, a excelente resposta a alta fertilidade, uma alta capacidade de perfilhamento e uma ótima relação folha/colmo, o que garante elevada qualidade de forragem e eficiente conversão animal.

Além disso, outro grande diferencial é o sistema radicular. O cultivar tem raízes que se aprofundam bem no solo, sendo capazes de captar mais nutrientes, rebrotando mais e com isso gerando mais folhas.

Com esse perfil, o Cayana é capaz de produzir mais. Logo, em uma mesma área, o pecuarista consegue aumentar a taxa de lotação (colocar um número maior de animais), respeitando sempre o equilíbrio entre a produção de forragem e o consumo animal. E, como é descrito no estudo (presente no folder do produto), por ser um cultivar que produz mais, mesmo nas épocas de seca, o ganho de peso diário é maior.

Desta forma, o Cayana é a melhor forrageira para o produtor que está disposto a investir em um cultivar altamente tecnológico e de qualidade para aumentar a sua rentabilidade e seu ganho final sem precisar expandir sua área.

Fonte: Barenbrug do Brasil

Portal do Agronegócio 18/01/2022

 

 

Booked.net
 
+25
°
C
+28°
+22°
Sinop
Quarta-Feira, 29
booked.net
 
+30
°
C
+31°
+23°
Alta Floresta
Quarta-Feira, 29

 

Booked.net - book your hotel here
 
+25
°
C
+28°
+22°
Sorriso
Quarta-Feira, 29
Booked
 
+25
°
C
+28°
+22°
Lucas do Rio Verde
Quarta-Feira, 29

 

booked.net
 
+25
°
C
+25°
+19°
Mutum
Quarta-Feira, 29

 

Saiba mais: https://www.cepea.esalq.usp.br/br