Português Italian English Spanish

Embrapa apresenta resultados de dez anos de pesquisas com sistemas integrados em Sinop

Embrapa apresenta resultados de dez anos de pesquisas com sistemas integrados em Sinop


Nesta quinta e sexta-feira, dias 5 e 6 de maio, a Embrapa e o Senar-MT promovem o 11º Dia de Campo sobre Sistemas Integrados de Produção Agropecuária.

O evento será na vitrine tecnológica da Embrapa Agrossilvipastoril, em Sinop (MT), e apresentará, entre outras informações, resultados de dez anos de pesquisas com sistemas de integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF).

Em duas das estações do evento, pesquisadores da Embrapa Agrossilvipastoril mostrarão resultados sobre indicadores de precocidade sexual em novilhas nelore e trarão recomendações técnicas para produção de leite. Em relação ao componente agrícola, serão apresentadas informações sobre a produtividade de grãos em diferentes configurações de sistemas integrados. Já sobre o componente arbóreo haverá informações sobre crescimento e produção e eucalipto em sistemas integrados com presença de árvores.

Todos esses resultados foram obtidos nos dois grandes experimentos instalados na Embrapa Agrossilvipastoril entre 2010 e 2011. Ao longo de mais de dez anos, dezenas de pesquisadores vêm desenvolvendo seus trabalhos nessas bases experimentais que são as maiores de ILPF do país.

Ainda com o tema sistemas integrados, o dia de campo trará também uma estação sobre consórcios forrageiros para segunda safra. A atuação desses consórcios na fertilidade do solo, na ciclagem de nutrientes e gerando economia para o produtor serão os pontos abordados.

A saúde do solo também será discutida no dia de campo, com informações sobre o BioAS, uma tecnologia que permite fazer a bioanálise do solo. Essa bioanálise funciona como um diagnóstico da qualidade do solo por meio da mensuração da atividade enzimática da microbiota.

Produtores que acompanharem o evento poderão conhecer ainda a braquiária ruziziensis BRS Integra, lançada recentemente pela Embrapa, e saberão mais sobre o manejo do capim elefante BRS Capiaçu.

A programação do dia de campo ainda terá informações sobre o zoneamento agrícola de risco climático (Zarc), correção do solo e sobre agricultura de base ecológica por meio do projeto Gaia e da biodiversidade funcional em sistemas agroflorestais.

 

Inscrições

As inscrições para o 11º Dia de Campo sobre Sistemas Integrados de Produção Agropecuária são gratuitas e podem ser feitas antecipadamente pelo site www.embrapa.br/agrossilvipastoril. Novas inscrições também poderão ser feitas no local do evento, a partir das 7h30.

 

Dia de campo

O 11º Dia de Campo sobre Sistemas Integrados de Produção Agropecuária é uma realização conjunta da Embrapa Agrossilvipastoril e Senar-MT. O evento faz parte de um termo de cooperação técnico-financeira que promove ações de transferência de tecnologia para sistemas integrados em todo estado de Mato Grosso. Em função das restrições da pandemia de covid-19, em 2020 o dia de campo ocorreu de forma on-line. Em 2021 ele não foi realizado pela primeira vez desde a primeira edição em janeiro de 2011.

O dia de campo conta com patrocínio da Unipasto e apoio da Rede ILPF, Acrimat, Acrinorte, Bancada federal de Mato Grosso, Cearpa, Coopernova, Empaer, Famato, Fundo Amazônia, UFMT, Grupo de Estudos em Pecuária Integrada (Gepi), Rede Sustentabilidade Gaia, Laboratório Solos & Plantas, Plano ABC +, REM Mato Grosso, Sinecal, Prefeitura Municipal de Sinop, Ouro Fino, ABS, Frigobom e Allflex.

Gabriel Faria (MTB 15.624 MG)
Embrapa Agrossilvipastoril

Contatos para a imprensa
agrossilvipastoril.imprensa@embrapa.br
Telefone: 66 3211-4227

 

 

Booked.net
 
+25
°
C
+28°
+22°
Sinop
Quarta-Feira, 29
booked.net
 
+30
°
C
+31°
+23°
Alta Floresta
Quarta-Feira, 29

 

Booked.net - book your hotel here
 
+25
°
C
+28°
+22°
Sorriso
Quarta-Feira, 29
Booked
 
+25
°
C
+28°
+22°
Lucas do Rio Verde
Quarta-Feira, 29

 

booked.net
 
+25
°
C
+25°
+19°
Mutum
Quarta-Feira, 29

 

Saiba mais: https://www.cepea.esalq.usp.br/br