Português Italian English Spanish

‘Suinocultor integrado está em situação melhor que independente’, diz presidente da Acrismat

‘Suinocultor integrado está em situação melhor que independente’, diz presidente da Acrismat


Para Itamar Canossa, para ajudar setor, governo deveria intermediar preço do milho por meio de leilões e contratos futuros

O Direto ao Ponto desta semana recebeu o presidente da Associação dos Criadores de Suínos de Mato Grosso (Acrismat), Itamar Canossa. Ele explicou o trabalho da associação e o perfil da suinocultura mato-grossense. “Mato Grosso basicamente consiste no produtor independente. Há alguns casos de empresas que têm os seus integrados. Mas o perfil histórico e atual do estado é de um perfil independente”, afirma.

Canossa também falou sobre o atual cenário econômico da suinocultura, que vive uma das piores crises da história, e apontou medidas governamentais que poderiam auxiliar os produtores neste momento difícil. “De novembro para cá, a atividade vem trazendo para o bolso do suinocultor um prejuízo muito forte para nós de Mato Grosso. Em média, de R$ 250 a R$ 300 de prejuízo por cabeça. O que o governo pode fazer é não deixar faltar produto no mercado interno, intermediar o preço do milho através de leilões e contratos futuros”, diz.

O presidente da Acrismat comentou que atualmente o suinocultor integrado está em uma situação econômica melhor que o independente. “Como ele está integrado com uma empresa, ela pode prestar assessoria técnica e veterinária. Ela consegue aguentar o impacto negativo no mercado, diluindo o prejuízo na sequência da cadeia porque compra e fornece para o seu integrado. A empresa paga o mesmo preço que o independente, mas consegue amortecer esse prejuízo depois que compra o animal de volta, produzindo cortes e embutidos agregando valor na sequência da cadeia. Se no começo tem prejuízo, na sequência ela consegue reverter isso”, conclui.

canalrural.co.br 20/05/2022

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário

 

Booked.net
 
+25
°
C
+28°
+22°
Sinop
Quarta-Feira, 29
booked.net
 
+30
°
C
+31°
+23°
Alta Floresta
Quarta-Feira, 29

 

Booked.net - book your hotel here
 
+25
°
C
+28°
+22°
Sorriso
Quarta-Feira, 29
Booked
 
+25
°
C
+28°
+22°
Lucas do Rio Verde
Quarta-Feira, 29

 

booked.net
 
+25
°
C
+25°
+19°
Mutum
Quarta-Feira, 29

 

Saiba mais: https://www.cepea.esalq.usp.br/br