Português Italian English Spanish

Famato Embrapa Show reúne soluções para aumento da eficácia da atividade agropecuária

Famato Embrapa Show reúne soluções para aumento da eficácia da atividade agropecuária


Os mais recentes resultados de pesquisa lançados pela Embrapa Milho e Sorgo serão apresentados durante a Famato Embrapa Show, realizado até o dia 24 de junho em Cuiabá-MT. Diversas Unidades da Embrapa vão apresentar mais de 60 soluções tecnológicas nas áreas de sustentabilidade, agroenergia, sistemas integrados de produção e manejo integrado de pragas durante o evento, promovido pela Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) em parceria com Embrapa Agrossilvipastoril (Sinop-MT) e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT).

 

Conheça as tecnologias apresentadas pela Embrapa Milho e Sorgo:

BiomaPhos

O inoculante BiomaPhos, resultado de mais de 19 anos de pesquisas, é produzido a partir de duas bactérias identificadas pela Embrapa, uma no solo e a outra no milho, que apresentam aptidão para solubilizar ou tornar disponível o elemento fosfato e melhorar o sistema radicular das plantas. Foi lançado em agosto de 2019 pela empresa Bioma, pertencente ao Grupo Simbiose Agro, parceira da Embrapa no desenvolvimento e comercialização do produto. Christiane Paiva, pesquisadora da área de Microbiologia do Solo da Embrapa Milho e Sorgo, responsável pela pesquisa que chegou ao produto comercial, apresenta palestra sobre o tema no dia 23, das 10h30 às 11h45.

 

Ilha de Tecnologias – Produtos Biológicos

Os biodefensivos VirControl Ci, VirControl S.f. e Crystal, além do inoculante BiomaPhos, integram o rol de tecnologias apresentadas na Ilha de Tecnologias – Produtos Biológicos.

O VirControl Ci controla a lagarta falsa-medideira (Chrysodeixis includens). É o primeiro baculovírus para este inseto-alvo lançado no Brasil. Produto desenvolvido pela Simbiose, em parceria com a Embrapa. O pesquisador Fernando Hercos Valicente, responsável pela pesquisa, conta que em todos os testes realizados o VirControl Ci obteve performance igual ou superior aos produtos convencionalmente utilizados para o controle da praga.

O VirControl S.f., também desenvolvido em parceria com a Simbiose, é indicado para o controle da lagarta Spodoptera frugiperda (lagarta-do-cartucho), principal praga da cultura do milho. De acordo com o pesquisador Fernando Valicente, responsável pela pesquisa que chegou ao produto comercial, o VirControl S.f. é um produto biológico à base de Baculovírus, específico para a lagarta-do-cartucho, independentemente da cultura que ela ataca.

Já o biodefensivo Crystal é resultado de uma década de pesquisas e da parceria entre a Embrapa e a empresa canadense Lallemand. “Este bioinseticida é um produto biológico à base da bactéria Bacillus thuringiensis e produz esporos e cristais contendo as proteínas Cry e Vip3, que são tóxicas a insetos”, explica o pesquisador Fernando Valicente, responsável pela tecnologia na Embrapa.

 

Ilha de Tecnologias – Inimigos Naturais: Laboratório de Inimigos Naturais

Agentes de controle biológico das mais importantes pragas agrícolas serão apresentados pelo pesquisador Ivan Cruz. O controle biológico de pragas é uma tecnologia limpa, realizada por meio da ação de diferentes organismos que utilizam como fonte de alimento uma ou mais fases de desenvolvimento dos insetos-pragas. Este tipo de controle permite a manutenção da eficiência da produção e a redução nos custos. O livro recém-lançado “Controle biológico de pragas do milho: uma oportunidade para os agricultores” também será apresentado pelo pesquisador. O público poderá baixar a publicação, de forma gratuita, por QR Code disponibilizado. 

 

Ilha de Tecnologias – Os Grandões

O Sistema Antecipe, desenvolvido pela Embrapa Milho e Sorgo e Unidades parceiras, será um dos destaques do espaço. A tecnologia possibilita a redução dos riscos causados pelas incertezas do clima durante a segunda safra. A tecnologia é composta por três pilares: um sistema inédito de produção de grãos, uma semeadora-adubadora exclusiva já disponível no mercado e um aplicativo para auxiliar o produtor a tomar as melhores decisões. De acordo com o pesquisador Décio Karam, os resultados já são comprovados na prática, permitindo aumentar a produtividade do milho semeado neste sistema, quando comparado ao cereal semeado fora do crescimento agrícola desenvolvido pelo Zoneamento Agrícola de Risco Climático (Zarc).

 

Serviço

A previsão dos organizadores da Famato Embrapa Show é de que cerca de 500 pessoas, entre produtores rurais, pesquisadores, técnicos e consultores ligados ao agro participem do evento. Confira a programação na íntegra em https://sistemafamato.org.br/famatoembrapashow/.  

 

Guilherme Viana (MTb 06566/MG)
Embrapa Milho e Sorgo

Contatos para a imprensa
milho-e-sorgo.imprensa@embrapa.br
Telefone: (31) 3027-1905

22/06/2022

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário

 

Booked.net
 
+25
°
C
+28°
+22°
Sinop
Quarta-Feira, 29
booked.net
 
+30
°
C
+31°
+23°
Alta Floresta
Quarta-Feira, 29

 

Booked.net - book your hotel here
 
+25
°
C
+28°
+22°
Sorriso
Quarta-Feira, 29
Booked
 
+25
°
C
+28°
+22°
Lucas do Rio Verde
Quarta-Feira, 29

 

booked.net
 
+25
°
C
+25°
+19°
Mutum
Quarta-Feira, 29

 

Saiba mais: https://www.cepea.esalq.usp.br/br