Nutrição no período chuvoso requer cuidados
Produtos que permitem maior taxa de lotação, potencializam ganho de peso e reduzem a idade de abate dos bovinos
Compartilhe este conteúdo:
A qualidade da pastagem é um ponto de extrema importância para o sucesso da produção de gado de corte. No período das águas há maior volume de produção e disponibilidade de pasto, porém as forragens tropicais não atingem a oferta de nutrientes necessários para que os animais expressem todo o seu potencial de ganho de peso. Dessa forma, a suplementação adequada ao perfil da pastagem permite o melhor aproveitamento dos nutrientes da dieta, impactando positivamente no ganho de peso dos animais. “Assim, a fazenda pode produzir mais arrobas por hectare ao ano sem a necessidade de aumentar a área”, alerta o especialista em Nutrição de Ruminantes da Vaccinar, Fernando Rossi Camilo.
Ele ressalta que a suplementação é estratégica, tanto no período das águas quanto durante a seca, pois propicia dietas com teores de proteína, energia e fibra adequados, melhorando os índices zootécnicos, bem como reduzindo a permanência dos animais no pasto, favorecendo a terminação dos bovinos e diminuindo a idade das fêmeas ao primeiro parto.
O especialista também destaca a importância da nutrição de precisão. “Podemos trabalhar com o suplemento proteico ou suplemento proteico energético específico para cada categoria animal, atendendo a exigência para manutenção e ganho de peso e suprindo as principais deficiências das pastagens em cada período”, explica.
De acordo com Camilo, os bovinos preferem plantas com folhas verdes e jovens e evitam as mais envelhecidas, com folhas e colmos fibrosos. Eles buscam por alimentos que facilitem o seu bocado. Ele explica que o amadurecimento das plantas resulta na diminuição do seu valor nutricional e no tombamento da vegetação, que também não é consumida pelos animais neste estado. Uma das recomendações do especialista da Vaccinar para período das águas é o suplemento mineral, Tecnocorte Águas HD, que conta com aditivo, minerais de alta absorção, como Zinco orgânico e Cromo orgânico. “O produto reforça o sistema imunológico do animal, bem como melhora o funcionamento do sistema digestivo através da suplementação mineral deficiente no pasto”, diz.
Fonte: Press Comunicação
Portal do Agronegócio 18/01/2023
Compartilhe este conteúdo:
Seja o primeiro a comentar!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo
Nome
|
E-mail
|
Localização
|
|
Comentário
|
|