Português (Brasil)

Calendário esportivo exige atenção na alimentação dos cavalos atletas

Calendário esportivo exige atenção na alimentação dos cavalos atletas

Médica veterinária da Guabi Nutrição e Saúde Animal dá dicas para garantir que animais de alta performance cheguem às provas no auge do seu desempenho atlético

Compartilhe este conteúdo:

A retomada do calendário esportivo dos cavalos atletas, a partir da segunda quinzena de janeiro, reforça a importância da nutrição adequada para que os animais de alta performance atinjam seu potencial máximo nas competições que disputarão ao longo do ano. “O mais importante é fazer um programa esportivo, ou seja, um calendário de quais são as provas importantes que o animal vai participar para que ele se desenvolva e alcance o auge do desempenho atlético na mesma fase do evento”, orienta a médica veterinária Cláudia Ceola, supervisora de Equinos da Guabi Nutrição e Saúde Animal.

“Como as provas acabam em meados de dezembro, nessa época a maioria dos proprietários dá folga para os animais que já estão trabalhando em campanha, em alta performance, tanto das raças quarto de milha quanto marchador e também os cavalos de salto”, aponta Cláudia. Ela explica que, nesse período, por exemplo, é comum que proprietários de cavalos de hipismo, que costumam ficar nas sociedades hípicas, aluguem locais com pasto para o animal passar as férias, até a metade ou o final do mês de janeiro, dependendo da modalidade e do tipo do cavalo.

Segundo a veterinária, nesse intervalo entre as provas de um ano e do seguinte, é comum que os donos diminuam ou troquem a ração dos cavalos. “O início das atividades esportivas deve ser gradativo, de forma leve e intensificando o trabalho, não só por conta do condicionamento físico, mas também da parte músculo-esquelética dos animais”, recomenda. A orientação de Cláudia é que o desenvolvimento da atividade venha acompanhado do aumento da energia da dieta aos poucos. “Se o cavalo comia 4 kg de uma ração super premium, como a Equitage Supreme, da Guabi, pode baixar para 2 kg ou manter 4 kg de uma outra ração, com menos energia”, exemplifica.

“Um animal iniciar o exercício físico com excesso de peso aumenta muito o risco de lesões tendíneas e articulares, por isso, o retorno das atividades deve ser gradativo para evitar lesões ”, observa a supervisora da Guabi. Para minimizar esses problemas, é importantíssimo um plano nutricional específico para a modalidade esportiva do animal. A Guabi oferece rações devidamente formuladas para cavalos atletas. “A Equitage Supreme e a Guabitech Beet são os produtos mais indicados para altíssima performance, com alta energia, alta digestibilidade e alta inclusão de vitaminas, aminoácidos e minerais”, detalha Cláudia.

Fonte: Assessoria de imprensa Guabi

POrtal do Agronegócio 28/02/2023

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário

 

 

Booked.net
 
+25
°
C
+28°
+22°
Sinop
Quarta-Feira, 29
booked.net
 
+30
°
C
+31°
+23°
Alta Floresta
Quarta-Feira, 29

 

Booked.net - book your hotel here
 
+25
°
C
+28°
+22°
Sorriso
Quarta-Feira, 29
Booked
 
+25
°
C
+28°
+22°
Lucas do Rio Verde
Quarta-Feira, 29

 

 

Saiba mais: https://www.cepea.esalq.usp.br/br