Português (Brasil)

A REVOLUÇÃO DA PECUÁRIA COM NOVA RAÇA BOVINA DE ALTA CONVERSÃO ALIMENTAR

A REVOLUÇÃO DA PECUÁRIA COM NOVA RAÇA BOVINA DE ALTA CONVERSÃO ALIMENTAR

Compartilhe este conteúdo:

O contínuo aumento da população mundial faz com que aumente a demanda por produtos de origem animal, fonte de proteínas de alto teor biológico, o que faz com que produtores busquem maiores índices de produtividade em variados sistemas de produção animal, levando a um grande interesse no melhoramento genético dos rebanhos. A eficiência da utilização de animais geneticamente superiores resulta em melhores resultados econômicos, nesse contexto nada seria possível sem a intensa cooperação entre os institutos de pesquisa e os criadores através de associações ou individualmente.

O melhoramento animal, na prática é a aplicação de tecnologias para aumentar produtividade, qualidade e resultados cada vez melhores que irão refletir nas próximas gerações. Pecuaristas e criadores em geral abastecem os pesquisadores com dados e recebem resultados das avaliações genéticas, o que os beneficiam nas decisões sobre quais materiais genéticos serão incorporados para a formação da próxima geração, com criação seletiva de animais geneticamente superiores para serem multiplicadores.

Uma genética ainda pouco difundida no Brasil tem mostrado resultados impressionantes de produtividade e qualidade de carne bovina, a Asturiana de Los Valles, uma raça espanhola que vem ganhando a simpatia de produtores que começaram a produção, a partir de sêmen importado diretamente da Espanha.

A inseminação feita em vacas nelore tem obtido um resultado muito satisfatório, gerando animais de alta qualidade genética e produtividade. São animais de fácil adaptação ao clima e de fácil manejo. Pecuaristas de Mato Grosso tem investido nessa genética e já tem resultados que consideram determinantes para que a produção seja cada ano maior.

O Asturiana de Los Valles apresenta uma excelente conversão alimentar, muito além média vista nos confinamentos, despertando atenção dos pecuaristas. De acordo com consultores técnicos de projetos desenvolvidos em Mato Grosso, Bruno Cruz e João Bellini, um animal sequestrado com 4 meses de idade pesando em média 200 kg, chega ao abate em menos de uma ano com uma média peso de quase 20 arrobas, sendo alimentado no cocho apenas com grãos inteiros de milho uma pequena porcentagem de pellets composto de minerais não proteicos, de origem vegetal. Essa alta conversão alimentar tem sido o grande diferencial da raça.

O resultado desta produção é uma carne altamente macia, com baixos teores de gorduras e um alto valor de ômega 9, o que favorece a comercialização diante do mercado cada vez mais atento ao padrão nutritivo dos alimentos. Estes resultados foram estruturados por profissionais da USP, que produziram todo o estudo sobre as propriedades da carne da raça Asturiana de Los Valles, que é disponibilizado para o produtor ou consumidor para avaliação do conteúdo.

Para maiores informações sobre essa genética que promete revolucionar a pecuária atual, e como adquirir o sêmen da Asturiana de Los Valles entre em contato pelo site Vida Rural MT, no e-mail abaixo.

contato@vidaruralmt.com.br

Fernanda Cavalari- Vida Rural MT  01/03/2023

Compartilhe este conteúdo:

 

 

Booked.net
 
+25
°
C
+28°
+22°
Sinop
Quarta-Feira, 29
booked.net
 
+30
°
C
+31°
+23°
Alta Floresta
Quarta-Feira, 29

 

Booked.net - book your hotel here
 
+25
°
C
+28°
+22°
Sorriso
Quarta-Feira, 29
Booked
 
+25
°
C
+28°
+22°
Lucas do Rio Verde
Quarta-Feira, 29

 

 

Saiba mais: https://www.cepea.esalq.usp.br/br