ÁGUA PARA ALIMENTAR A TERRA
Compartilhe este conteúdo:
Hoje o mundo está voltado ao tema “água”, pois se comemora o Dia Mundial da Água, mas é preciso estar atento, pois todo dia é tempo de cuidar da água, e a cada dia que deixamos de nos preocupar, são milhões de litros que se deterioram.
A ideia de que faltará água num futuro bem próximo é real, embora como toda narrativa não tenha muito ação, o ser humano é movido pela experiência já vivida e a imagem de rios infinitos, nos torna pouco crentes da verdadeira situação nos tornando coniventes com as ações que comprometem a água do planeta.
É preciso parar, entender, e agir, pois, esse é um bem essencial para a existência de vida no planeta, é finito e passível de contaminação irreversível.
A água foi negligenciada de muitas formas, sendo responsabilidade de todos supervisionar, cobrar e colaborar para que esse recurso natural não se torne objeto de disputa e valores impagáveis futuramente.
O desperdício ou mau uso da água está presente em todos os setores da sociedade, no entanto para não generalizar, é certo ressaltar que há muitas empresas e pessoas trabalhando para que esse quadro mude, com projetos e conscientização da população.
Em pequenos gestos, cada pessoa pode contribuir para desacelerar esse processo de contaminação da água potável no planeta, a torneira fechada, um banho menos demorado, a mangueira de lavar utilizada de maneira correta, sem desperdício, utilizando a máquina de lavar apenas quando é necessário na sua capacidade máxima, são ações que certamente vão resultar em economia no reservatório e no bolso.
Todos os setores têm a sua parcela de culpa, e podem dar sua contribuição. A indústria tem sido cobrada pelas ações de sustentabilidade que inclui o melhor uso da água, entre outras atividades e tem mostrado uma grande evolução nas mudanças e melhorias, buscando chegar ao tão comentado selo ESG (Ambiental, Social e Governamental), um reconhecimento de produção sustentável.
A agricultura, que era considerada uma das maiores poluidoras, estão aderindo a projetos de proteção de nascentes, reflorestamento, o bom manejo dos defensivos para evitar a contaminação, entre muitos outros.
A pecuária está se tornando cada dia mais sustentável, com grande responsabilidade sobre o uso da água, pois dela depende a continuidade da criação dos animais.
Há uma grande onda de projetos que otimizam a produção, que trazem informação, cobram resultados, a maior delas é a Lei de Proteção Ambiental, que é uma das mais rígidas do mundo. O país está saindo na frente, tomando decisões assertivas e colhendo resultados positivos, lembrando que é dever de todos cuidar do que é indispensável para a sobrevivência de todos os seres vivos.
Estamos na estrada certa, alimentando a terra que nos dá o alimento.
Fernanda Cavalari- Vida Rural MT
22/03/2023
Compartilhe este conteúdo:
Seja o primeiro a comentar!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo
Nome
|
E-mail
|
Localização
|
|
Comentário
|
|