Português (Brasil)

Renovabio Contribui para Redução de 37 Milhões de Toneladas de CO2 em 2023, Afirma MME

Renovabio Contribui para Redução de 37 Milhões de Toneladas de CO2 em 2023, Afirma MME

Ministério de Minas e Energia Destaca Avanços na Sustentabilidade e Bioenergia no Fórum Internacional RIO+AGRO

Compartilhe este conteúdo:

Na segunda-feira (29), o Ministério de Minas e Energia (MME) participou do Fórum Internacional do Desenvolvimento Agroambiental Sustentável (RIO+AGRO), realizado no Rio de Janeiro. Representando o ministro Alexandre Silveira, o secretário nacional substituto de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, Renato Dutra, ressaltou o impacto positivo de diversas políticas públicas voltadas à bioenergia e ao agronegócio brasileiro. Entre essas iniciativas estão o Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel (PNPB), o Combustível do Futuro, o Renovabio e o Programa Gás Para Empregar.

Dutra destacou que, em 2023, o Renovabio foi responsável por evitar a emissão de cerca de 37 milhões de toneladas de CO2 equivalente. Para ilustrar essa redução, ele comparou o volume evitado à área de quase todo o estado de Sergipe coberta por vegetação que captura CO2 ao longo de um ano. O secretário também mencionou o Programa Gás Para Empregar, lançado em 2023 pelo Conselho Nacional de Política Energética, que visa explorar alternativas para valorizar o gás natural brasileiro, ampliando sua disponibilidade e fomentando a indústria nacional de fertilizantes.

Essas iniciativas estão alinhadas com as políticas ambientais brasileiras e com os compromissos internacionais para a mudança climática, contribuindo para as metas globais de redução de emissões. Durante a abertura do evento, Dutra sublinhou a relevância da bioenergia para a diversificação da matriz energética nacional: “O Brasil tem uma vocação natural para a bioenergia. Observamos que as fontes de energia oriundas da biomassa são a segunda maior fonte global de energia gerada no país. Este é um legado que reflete o sucesso das políticas públicas do MME e a colaboração contínua com o agronegócio brasileiro”, enfatizou.

O Fórum RIO+AGRO contou com a presença de especialistas, empresários, autoridades e representantes de vários países, promovendo discussões e práticas sustentáveis no agronegócio. Além do MME, estiveram presentes o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).

A participação do MME reafirma o compromisso do governo brasileiro com a sustentabilidade, o desenvolvimento de tecnologias limpas e renováveis no setor energético e a parceria contínua com o agronegócio.

Fonte: Portal do Agronegócio

02/08/2024

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário

 

 

Booked.net
 
+25
°
C
+28°
+22°
Sinop
Quarta-Feira, 29
booked.net
 
+30
°
C
+31°
+23°
Alta Floresta
Quarta-Feira, 29

 

Booked.net - book your hotel here
 
+25
°
C
+28°
+22°
Sorriso
Quarta-Feira, 29
Booked
 
+25
°
C
+28°
+22°
Lucas do Rio Verde
Quarta-Feira, 29

 

 

Saiba mais: https://www.cepea.esalq.usp.br/br