Português (Brasil)

Gergelim de Mato Grosso representa quase 66% da produção nacional

Gergelim de Mato Grosso representa quase 66% da produção nacional

Em levantamento divulgado nesta quinta-feira (13) Conab prevê recuo de 10,9% na produção de gergelim em Mato Grosso nesta safra

Compartilhe este conteúdo:

Mato Grosso deverá na safra 2024/25 ser responsável por 65,8% da produção brasileira de gergelim. Apesar da representatividade positiva, a Companhia Nacional do Abastecimento (Conab) manteve a previsão de recuo de 10,9% na produção do pequeno grão no estado.

Números divulgados pela Companhia nesta quinta-feira (13), em seu sexto levantamento de safra para o ciclo 2024/25, apontam uma estabilidade na área destinada ao gergelim nesta temporada em relação ao ciclo passado. Mato Grosso deve semear 425 mil hectares com o grão.

Em termos de produtividade a perspectiva é que 516 quilos por hectares sejam colhidos, 10,9% a menos que na safra 2023/24.

Diante disso, a previsão para a produção final segue em 219,3 mil toneladas de gergelim no estado. Na safra 2023/24 foram colhidas 246,1 mil toneladas.

Conforme a Conab, os grandes investimentos realizados nos últimos anos no gergelim no estado têm acarretado o aumento tanto na área quanto do desempenho no campo.

 

O relatório destaca ainda que apesar da queda as perspectivas para a atual temporada “são positivas para o gergelim em Mato Grosso, que tem se adaptado muito bem à segunda safra estadual, também devido a sua resistência à escassez hídrica”.

Para o Brasil são projetados 660,3 mil hectares de gergelim na safra 2024/25 e uma produção de 332,8 mil toneladas. O volume estimado representa um decréscimo de 7,9% em comparação às 361,3 mil toneladas colhidas na safra 2023/24.

Além de Mato Grosso, o grão é produzido também no Pará, onde 64 mil toneladas estão estimadas, em Tocantins (49,9 mil toneladas) e Goiás (1,5 mil toneladas).

canalrural.com.br  13/03/2025

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário

 

 

Booked.net
 
+25
°
C
+28°
+22°
Sinop
Quarta-Feira, 29
booked.net
 
+30
°
C
+31°
+23°
Alta Floresta
Quarta-Feira, 29

 

Booked.net - book your hotel here
 
+25
°
C
+28°
+22°
Sorriso
Quarta-Feira, 29
Booked
 
+25
°
C
+28°
+22°
Lucas do Rio Verde
Quarta-Feira, 29

 

 

Saiba mais: https://www.cepea.esalq.usp.br/br