Português (Brasil)

Abertas as inscrições para o curso “Habilitação de Aplicadores de Defensivos Agrícolas”, do programa Aplicador Legal

Abertas as inscrições para o curso “Habilitação de Aplicadores de Defensivos Agrícolas”, do programa Aplicador Legal

O curso, que é gratuito, atende a nova política pública do Governo Federal

Compartilhe este conteúdo:

Projeto foi desenvolvido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) em parceria com a CropLife Brasil

Visando aumentar a segurança dos aplicadores de defensivos agrícolas e promover o uso correto destes produtos, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), em parceria com a CropLife Brasil, acaba de disponibilizar o curso gratuito Habilitação de Aplicadores de Defensivos Agrícolas, parte do programa Aplicador Legal, do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).

O curso, que será ministrado de forma remota e com tutoria, conta com 30 horas de conteúdo, que podem ser realizadas em até 40 dias. O material é voltado para aplicadores de defensivos agrícolas, agricultores e outros profissionais cujas atividades estejam vinculadas ao setor rural. Após a conclusão, o aluno recebe um certificado, que será reconhecido pelo Mapa e pelos órgãos de agricultura dos Estados e Distrito Federal. 

Para Roberto Araújo, líder de Sustentabilidade e Stewardship da CropLife Brasil, a educação profissionalizante é a última fronteira para aumentar a competividade da agricultura brasileira. “O conteúdo do curso atende as exigências da Portaria MAPA Nº410/2022 e a NR-31.7, proporcionando conhecimento sobre os conceitos de saúde, higiene e segurança, rótulo e bula, uso correto de equipamentos de proteção (EPI), tecnologia de aplicação de defensivos químicos e biológicos, manejo integrado de pragas, conservação de polinizadores, além de cuidados no transporte e armazenamento desses produtos e a destinação correta de embalagens vazias ou com sobras pós-consumo”, destaca. 

Programa Aplicador Legal

Em 2022, o Mapa lançou o Programa Nacional de Habilitação de Aplicadores de Agrotóxicos (Aplicador Legal). A iniciativa promove a educação profissionalizante no campo e atende as exigências do Decreto Nº 10.833 de 2021, que tornou obrigatórios a capacitação e o registro de aplicadores de defensivos agrícolas em todo o território nacional.

O objetivo do programa é habilitar o trabalhador rural, incluindo a agricultura familiar, por meio da disseminação de boas práticas agrícolas e orientações sobre a aplicação correta defensivos agrícolas químicos e biológicos, promovendo uma agricultura sustentável.

“Uma das grandes preocupações de toda a cadeia é garantir o uso correto dos produtos e tecnologias modernas, para a produção sustentável de alimentos, fibras e energia limpa. Por meio de uma rede de parceiros que compõem o Aplicador Legal, formada por distribuidores, cooperativas e órgãos de extensão rural e assistência técnica, dentre outros, conseguiremos oferecer ao trabalhador do campo opções de cursos gratuitos nas modalidades presencial, semipresencial e totalmente remota, pois as soluções de educação digital estão se tornando cada vez mais acessíveis no meio rural”, finaliza Araújo. 

As inscrições podem ser realizadas no site. 

https://ead.senar.org.br/cursos/habilitacao-de-aplicadores-de-defensivos-agricolas-aplicador-legal

Fonte: CropLife Brasil

Portal do Agronegócio 03/04/2023

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário

 

 

Booked.net
 
+25
°
C
+28°
+22°
Sinop
Quarta-Feira, 29
booked.net
 
+30
°
C
+31°
+23°
Alta Floresta
Quarta-Feira, 29

 

Booked.net - book your hotel here
 
+25
°
C
+28°
+22°
Sorriso
Quarta-Feira, 29
Booked
 
+25
°
C
+28°
+22°
Lucas do Rio Verde
Quarta-Feira, 29

 

 

Saiba mais: https://www.cepea.esalq.usp.br/br