Português (Brasil)

Agricultores buscam alternativas para guardar a produção em MT

Agricultores buscam alternativas para guardar a produção em MT

Problemas com a estocagem de grãos continuam para os produtores dos municípios do Vale do Araguaia

Compartilhe este conteúdo:

Os problemas com a estocagem de grãos continuam para os produtores dos municípios do Vale do Araguaia, em Mato Grosso. A região não possui armazéns suficientes para abrigar a produção que vem do campo, e sofrem também com a falta de caminhões que realizam o transporte.

A carência de infraestrutura na armazenagem no Vale do Araguaia é destaque do episódio 77 do Patrulheiro Agro desta semana.

Safra de soja é marcada pela entrega lenta e atraso na colheita no nordeste de MT

O caminhoneiro Santo Rangel Raizel de Meira relata que tem sido um desafio aguardar na fila para descarregar o caminhão. “Eu cheguei ontem a noite aqui, por volta de oito horas da noite. Eu peguei a senha 62 e está chamando na 18. Provavelmente não vou descarregar hoje, a demora é demais”, desabafa Santo.

Soja aguarda na lavoura por caminhões

Com o clima desfavorável nesta safra, a disputa por espaço para guardar a produção é ainda maior para quem não possui armazém na propriedade. O agricultor Rafael José

Wilbert aponta que a soja está passando do ponto na lavoura à espera de um caminhão. 

Foto: Pedro Silvestre/Canal Rural Mato Grosso

‘Maus tratos’ logísticos elevam custos de frete no sul de Mato Grosso

“Aqui as colheitadeiras estão paradas, bazucas tudo cheias, está tudo parado à espera de caminhão. A soja está no ponto de colheita, quase passando. Se der dois dias de chuva já começa a dar ardido. Mas, a perda é igual. Há perda de umidade, conforme vai passando os dias vai perdendo o peso. Está bem defasada a quantia de armazém para quantia de lavoura no município hoje”, diz Rafael.

Em algumas fazendas, a saída é recorrer a outras opções improvisadas para estocar os grãos. O agricultor Diego Dallasta explica que está gastando bem mais com outros métodos para armazenar os grãos.

Trechos precários da BR-163 pedagiada ameaçam vidas em MT

“Hoje, nós temos um custo entre todos equipamentos e mão de obra em mais de R$ 2 mil por saca de soja que é colocado no silo bolsa. Você tem um custo por saca que você não teria se a armazenagem fluísse de uma forma correta”, explica Diego.

Investimentos além do esperado

Diante de todas as adversidades, alguns produtores estão precisando investir um pouco mais para tentar solucionar a situação. O agricultor Edemar Wish construiu em sua propriedade uma pequena estrutura com capacidade de movimentar de seis a sete mil sacas de grãos.

Escassez eleva custo da mão-de-obra capacitada em até 40% em MT

“Investi em um barracão aqui para ter uma válvula de escape. Se não tem caminhão, e o tempo permite, a gente carrega e coloca dentro do barracão, para depois no momento que houver uma folga, vamos carregando e levando para o armazém. Uma saída para socorrer um pouco no momento mais crítico”, salienta Edemar. 

Foto: Pedro Silvestre/Canal Rural Mato Grosso

O agricultor Marcos da Rosa conta que os armazéns da região não acompanharam o avanço das produções nos últimos anos. E, os produtores que deveriam ter construído um armazém próprio, também não se atentaram a esse avanço.

“Passamos rapidamente nos últimos 14 anos de 70 mil hectares para 310 mil hectares de lavoura de soja. A armazenagem não acompanhou as produções, não construíram. O produtor que deveria estar construindo, também não construiu. Nós temos que nos conscientizar disso ou vamos continuar sofrendo”, pontua Marcos.+Confira todos os episódios da série Patrulheiro Agro

canalrural.com.br 16/03/2023

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário

 

 

Booked.net
 
+25
°
C
+28°
+22°
Sinop
Quarta-Feira, 29
booked.net
 
+30
°
C
+31°
+23°
Alta Floresta
Quarta-Feira, 29

 

Booked.net - book your hotel here
 
+25
°
C
+28°
+22°
Sorriso
Quarta-Feira, 29
Booked
 
+25
°
C
+28°
+22°
Lucas do Rio Verde
Quarta-Feira, 29

 

 

Saiba mais: https://www.cepea.esalq.usp.br/br