Português (Brasil)

Área irrigada cresce em 2022

Área irrigada cresce em 2022

Produtor rural nota, cada dia mais, que a irrigação proporciona um segundo andar de produtividade na lavoura

Compartilhe este conteúdo:

Em 2022, o produtor rural passou a investir ainda mais em soluções de irrigação, com foco no aumento de produtividade. Desta forma, o segmento enfrentou um mercado aquecido e com muita demanda, não apenas pelo pivô central como também por tecnologias que o tornam ainda mais eficiente. Dentre as culturas que mais implementaram novas soluções de irrigação, vale destacar os grãos e também a pecuária.

De acordo com Sandro Rodrigues, Gerente Comercial Brasil da Valley Irrigation, o crescimento da área irrigada no país foi expressivo. “A irrigação saiu do patamar em que crescia 150 a 200 mil hectares por ano e agora está crescendo na casa de 400 mil hectares/ano”, explicou. O Presidente da Valmont Brasil para Irrigação, Cristiano Del Nero, ainda destacou que o ano de 2022 foi incrível e que consolidou ainda mais a satisfação do agricultor em relação às soluções de irrigação e seus resultados evidentes.

“Quando citamos todo esse crescimento, estamos mirando em águas superficiais, os rios e lagos por exemplo, porém ainda existem as águas subterrâneas que tornam esse potencial maior. O Brasil normalmente vem crescendo em irrigação nas áreas que já são abertas e em áreas que já tem lavouras implantadas, então é como se estivéssemos construindo a cada dia um segundo andar dentro da fazenda em níveis de produção. Em termos de sustentabilidade também é um negócio fantástico!”, pontua o diretor. 

Hoje, existem cerca de 8 milhões de hectares irrigados no Brasil e com aproximadamente 28 mil pivôs instalados. O Diretor Comercial da Valley, Vinícius Melo, complementa ainda que o grande ponto é o potencial de crescimento.

Em relação às culturas, em 2022, é possível destacar os grãos e a pecuária. Os grãos seguem liderando em termos de crescimento, porém, a irrigação de pastagem ganhou um espaço até então novo.

Conforme o MapBiomas, entre 1985 e 2021, houve um crescimento estrondoso das culturas irrigadas por pivôs, inundação e outros sistemas de irrigação. O mapeamento por imagens de satélite mostrou que essas áreas praticamente quadruplicaram, indo de 804 mil hectares em 1985 para 3,29 milhões de hectares em 2021.

 

Fonte: Valley Irrigation

Portal do agronegócio 17/01/2023

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário

 

 

Booked.net
 
+25
°
C
+28°
+22°
Sinop
Quarta-Feira, 29
booked.net
 
+30
°
C
+31°
+23°
Alta Floresta
Quarta-Feira, 29

 

Booked.net - book your hotel here
 
+25
°
C
+28°
+22°
Sorriso
Quarta-Feira, 29
Booked
 
+25
°
C
+28°
+22°
Lucas do Rio Verde
Quarta-Feira, 29

 

 

Saiba mais: https://www.cepea.esalq.usp.br/br