Português (Brasil)

Biossegurança é extremamente importante no transporte dos animais

Biossegurança é extremamente importante no transporte dos animais

Durante o transporte é onde há o momento de maior propensão dos animais se contaminarem com alguma doença e impactar a sanidade do rebanho

Compartilhe este conteúdo:

O transporte é o período mais estressante para os suínos, seja ele para granja ou para a indústria. Mas além do bem-estar animal, a cadeia deve se preocupar com a biossegurança durante o deslocamento dos animais, momento de maior propensão dos animais se contaminarem com alguma doença e impactar a sanidade do rebanho.

Antes de receber os animais, os caminhões para o transporte de suínos devem passar pela descontaminação. Os veículos já descontaminados devem estar separados daqueles que ainda não passaram pelo processo.

Paraná tem a maior produção de frango da história 

Saiba como aditivos fitogênicos podem beneficiar as aves

Foto: Canal Rural

“Não se sabe a procedência do caminhão que está chegando na sua propriedade. O caminhão teoricamente está contaminado até que se prove o contrário”, ressalta o médico veterinário, Gustavo Simão, que também é gerente de Serviços Veterinários da Agroceres PIC. 

No momento do transporte, o caminhão deve estar longe de animais domésticos, silvestres, possíveis vetores de doenças, pessoas que não trabalham na granja, da ração dos animais e de equipamentos contaminados. O processo de descontaminação deve ser pré-auditado pelo motorista do caminhão para garantir que toda matéria-orgânica e sujeira foram retiradas e que o veículo esteja completamente seco. Todo esse processo deve estar registrado em um documento.

Ainda segundo Simão, o ideal para todo o processo seria o uso de frotas dedicadas para cada tipo de animal, a fim de diminuir a transmissão de doenças.

Quando se trata do processo de carregamento dos animais, o embarcadouro deve ser projetado a fim de evitar contaminações por vetores externos e facilitar o deslocamento dos suínos.

Ele deve estar coberto, a prova de pássaros e construído a partir de materiais que facilite a limpeza. A área também deve ter uma mangueira para a limpeza, com espaços para escorrer a água quando for lavar o embarcadouro.

Por fim, no momento do carregamento, não é recomendável a mistura de lotes. De acordo com o médico, os caminhões devem passar por um vazio sanitário de 24 horas para assegurar a limpeza e a secagem durante o processo de desinfecção do veículo.

canalrural.com.br 20/03/2023

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário

 

 

Booked.net
 
+25
°
C
+28°
+22°
Sinop
Quarta-Feira, 29
booked.net
 
+30
°
C
+31°
+23°
Alta Floresta
Quarta-Feira, 29

 

Booked.net - book your hotel here
 
+25
°
C
+28°
+22°
Sorriso
Quarta-Feira, 29
Booked
 
+25
°
C
+28°
+22°
Lucas do Rio Verde
Quarta-Feira, 29

 

 

Saiba mais: https://www.cepea.esalq.usp.br/br