Português (Brasil)

Brasil e China firmam acordo de conversão de moedas

Brasil e China firmam acordo de conversão de moedas

Acordo permite que as transações comerciais entre os dois países sejam feitas em yuan e convertidas em reais, sem a necessidade de intermediação do dólar

Compartilhe este conteúdo:

O Banco Central do Brasil assinou um memorando de entendimentos com o Banco Central da China para permitir que as transações comerciais entre os dois países sejam feitas em yuan e convertidas em reais de forma mais rápida e menos custosa, sem a necessidade de intermediação do dólar.

O acordo prevê que o Banco Central da China indique uma instituição autorizada a operar em câmbio no Brasil para atuar como uma “offshore clearing bank no Brasil”.

A implantação desse arranjo de pagamentos no país tem o potencial de aumentar a liquidez local de yuan, manter reservas cambiais em moeda forte no país, reduzir intermediários nos pagamentos internacionais e aproximar o sistema de pagamentos local ao chinês, com aumento da eficiência operacional em termos de redução de custo e tempo.

As operações estão asseguradas a subordinação à nova lei cambial, às regulações infralegais pertinentes, às normas jurídicas referentes à autorização, à regulação, à supervisão e aos sancionamentos de eventuais modelos de negócio a serem desenvolvidos ou incrementados após a celebração do memorando de entendimentos.

A China é a maior parceira comercial do Brasil há 13 anos, mas as vendas para o país são esmagadoramente de commodities, enquanto o país asiático exporta produtos de maior valor agregado para o Brasil.

O novo sistema busca diminuir essa distância e aumentar a possibilidade de exportação de mercadorias de alto valor agregado da China para o Brasil e vice-versa.

canalrural.com.br 30/03/2023

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário

 

 

Booked.net
 
+25
°
C
+28°
+22°
Sinop
Quarta-Feira, 29
booked.net
 
+30
°
C
+31°
+23°
Alta Floresta
Quarta-Feira, 29

 

Booked.net - book your hotel here
 
+25
°
C
+28°
+22°
Sorriso
Quarta-Feira, 29
Booked
 
+25
°
C
+28°
+22°
Lucas do Rio Verde
Quarta-Feira, 29

 

 

Saiba mais: https://www.cepea.esalq.usp.br/br