Português (Brasil)

Café arábica: safra pode atingir até 41,3 milhões de sacas

Café arábica: safra pode atingir até 41,3 milhões de sacas

Volume consta em levantamento apresentado ao Conselho Nacional do Café (CNC)

Compartilhe este conteúdo:

A produção brasileira de café arábica está projetada de 38,25 milhões a 41,30 milhões de sacas de 60 kg neste ano, segundo levantamento da equipe do “Rally da Safra de Arábica 2023”, composta por agrônomos, que percorreu 2.080 km, nas regiões do sul de Minas Gerais, Cerrado Mineiro e Mogiana Paulista, dos dias 16 a 20 de janeiro. As informações foram apresentadas ao Conselho Nacional do Café (CNC) pelo conselheiro e presidente da Federação dos Cafeicultores da Região do Cerrado, Francisco Sérgio de Assis.

“Esses dados são extremamente coerentes, pois se somarmos com a média de produção do café conilon, que é de cerca de 17 milhões de sacas (segundo a Companhia Nacional de Abastecimento – Conab), chegaríamos a algo em torno de 55 milhões de sacas, coincidindo com os números apresentados pela Conab, o que consideramos muito próximo do que será realizado”, disse em nota o presidente do CNC, Silas Brasileiro.

A primeira estimativa da Conab para a safra de café em 2023, divulgada no dia 19 de janeiro, projetou produção de 54,94 milhões de sacas. Desse total, a pesquisa prevê 37,43 milhões de sacas de café arábica e 17,51 milhões de sacas de café conilon.

Próximas safras do café arábica

Foto: World Coffee Research

Sobre as próximas safras do café arábica no país, a avaliação é de que as lavouras que agora estão em formação estarão produzindo. No entanto, qualquer expectativa de produção para o ano de 2024, com a imprevisibilidade do clima, seria uma temeridade.

“É muito cedo para considerar até quando teremos chuvas” — Silas Brasileiro

“As mudanças observadas no clima nos últimos anos têm sido catastróficas e, assim, é muito cedo para considerar até quando teremos chuvas, sendo importante aguardar até pelo menos o início da colheita”, informou o CNC. “O recomendável é esperar o momento certo para falar em safras futuras”, ponderou Silas Brasileiro.

canalrural.com.br 30/01/2023

Compartilhe este conteúdo:

 

 

Booked.net
 
+25
°
C
+28°
+22°
Sinop
Quarta-Feira, 29
booked.net
 
+30
°
C
+31°
+23°
Alta Floresta
Quarta-Feira, 29

 

Booked.net - book your hotel here
 
+25
°
C
+28°
+22°
Sorriso
Quarta-Feira, 29
Booked
 
+25
°
C
+28°
+22°
Lucas do Rio Verde
Quarta-Feira, 29

 

 

Saiba mais: https://www.cepea.esalq.usp.br/br