Chuvas colaboram para desenvolvimento do feijão
Situação das lavouras varia de acordo com as condições climáticas de cada região
Compartilhe este conteúdo:
A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulgou o monitoramento das lavouras de feijão em diferentes estados brasileiros. De acordo com as informações divulgadas pela companhia, a situação das lavouras varia de acordo com as condições climáticas de cada região.
Na Bahia, por exemplo, o plantio do feijão cores está ocorrendo com limitação em virtude do atraso nas operações de colheita das culturas de primeira safra que antecederam o cultivo do feijão. Já em Minas Gerais, as chuvas da última semana foram benéficas para as lavouras, especialmente nas regiões Noroeste e no Alto Paranaíba, onde a estiagem já perdurava por alguns dias e preocupava com relação ao atendimento das demandas hídricas da cultura. A semeadura ainda segue no estado, restando poucas áreas a serem plantadas nos próximos dias.
No Paraná, as chuvas registradas neste início de abril estão sendo positivas para as lavouras. Algumas áreas, especialmente no Sul paranaense, já sentiam os efeitos do déficit hídrico. Contudo, no geral, as condições são consideradas favoráveis. No Rio Grande do Sul, a maioria das lavouras estão em estádios reprodutivos, fase que demanda maior atenção. O cuidado com doenças e pragas vem sendo intensificado, visto que a ocorrência de baixas temperaturas, na semana anterior, potencializou a incidência de antracnoses em algumas áreas.
Em Santa Catarina, as lavouras seguem apresentando bom desenvolvimento, mas há um sinal de alerta em relação à redução na temperatura média e eventuais danos à cultura.
Além do monitoramento da segunda safra de feijão, a Conab também divulgou informações referentes ao avanço da colheita da primeira em diferentes estados brasileiros.
De acordo com os dados apresentados, na Bahia a colheita também está praticamente finalizada, com 99% de avanço registrado até o dia 08 de Abril. Já no Piauí, o avanço foi de 18% para 24% na semana.
No Paraná e em Santa Catarina, a colheita da primeira safra já foi concluída em 100%, enquanto que, no Rio Grande do Sul o está estagnado em 75%. Considerando os oito estados analisados pela Conab, o avanço da colheita da primeira safra atingiu 80,4%, frente a 78,5% registrado na semana anterior.
Os dados indicam que, apesar das condições climáticas adversas em algumas regiões, os produtores têm conseguido avançar na colheita da primeira safra, o que pode beneficiar o plantio e desenvolvimento das culturas seguintes.
Fonte: Agrotempo
Portal do Agronegócio 13/04/2023
Compartilhe este conteúdo:
Seja o primeiro a comentar!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo
Nome
|
E-mail
|
Localização
|
|
Comentário
|
|