Clima favorável impulsiona safra de algodão
Condições climáticas adequadas apontam para uma safra promissora neste ano
Compartilhe este conteúdo:
Conforme o levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulgado nesta semana, a safra de algodão no Brasil apresenta um quadro geral positivo, com destaque para os estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Maranhão, Bahia e Minas Gerais.
Em Mato Grosso, principal produtor de algodão do país, as condições climáticas têm sido favoráveis para o desenvolvimento das lavouras. A adubação e as aplicações de defensivos estão ocorrendo dentro do esperado, com foco no controle de pragas como pulgão, ácaro rajado e bicudo.
No Mato Grosso do Sul, a umidade do solo tem sido favorável para o desenvolvimento das lavouras em todo o estado. No Maranhão, as plantações estão em boas condições e encontram-se entre as fases de desenvolvimento vegetativo e floração.
Já em Goiás, as lavouras têm apresentado um desenvolvimento aquém do esperado devido à persistência das chuvas e à baixa luminosidade.
Na Bahia, as lavouras têm um bom desenvolvimento, mas há um atraso fenológico em comparação com a safra anterior, devido ao aumento das áreas irrigadas, que são semeadas apenas após a colheita da soja.
Em Minas Gerais, destaca-se o bom desenvolvimento das lavouras em comparação com a safra anterior, graças à boa umidade do solo, o que difere do ocorrido no mesmo período há um ano.
De acordo com os dados da Conab, os estádios fenológicos das lavouras de algodão no país apresentam 26,7% em desenvolvimento vegetativo, 48,0% em floração e 25,3% em formação das maçãs.
Fonte: Agrolink
Portal do Agronegócio 21/03/2023
Compartilhe este conteúdo:
Seja o primeiro a comentar!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo
Nome
|
E-mail
|
Localização
|
|
Comentário
|
|