Português (Brasil)

Confira oito dicas para planejar a área de descanso de suínos antes do abate

Confira oito dicas para planejar a área de descanso de suínos antes do abate

No programa desta terça-feira (7), o zootecnista José Rodolfo Ciocca deu orientações sobre o processo pré-abate de suínos e a área de descanso

Compartilhe este conteúdo:

Os suínos passam por diversas etapas de manejo desde a última semana na granja de terminação, a fim de evitar o estresse no momento em que vão para o abate.

O transporte dos animais da granja até a indústria é o processo que traz o maior cansaço para os suínos por conta do contato dos animais com os suinocultores, mudanças de ambientes, ruídos, lotação, mistura de lotes e a dificuldade dos animais de se deslocarem sobre rampas no embarque e desembarque.

 

Por isso, o manejo pré-abate para manter o bem-estar dos suínos não acaba assim que eles saem da granja. Ao chegarem na indústria, os animais se deslocam para uma área de descanso, onde eles se recuperam do estresse gerado no transporte.

Recuperação

O objetivo da área de descanso, além de permitir a recuperação do estresse dos animais causado pelo transporte, é também para os suínos completarem o tempo de jejum e agrupar um número suficiente de animais para suprir a velocidade da linha de abate.

O cuidado que a indústria deve ter é que quanto maior for o tempo de descanso, os animais passam a interagir mais e isso pode provocar brigas no lote, que causam lesões e até mesmo uma possível contaminação com alguma doença no ambiente de descanso. O ideal é que fiquem na área de descanso entre 2 a 4 horas.

Foto: Embrapa

A área de descanso deve ser projetada a fim de manter o bem-estar dos suínos.

Já as instalações devem ter dimensões a partir do número de animais que se pretende abater, o que facilita o manejo. Para que os suínos tenham uma boa condução dentro da área, ela deve ser projetada sob o ponto de vista do suíno, considerando a sua visão binocular, monocular e a área cega da sua visão.

Os suínos só conseguem enxergar com clareza algo que esteja diretamente à sua frente, porém tem uma visão monocular ampla e panorâmica, de até 310 graus à sua volta, podendo detectar movimentos, mas não tendo uma noção de profundidade, enquanto a área cega dos animais está localizada diretamente atrás deles.

Dicas para a área de descanso

Confira algumas dicas para a indústria ao planejar a sua área de descanso.

Construção da rampa de desembarque do caminhão para a área em local protegido de sol e chuva, com laterais fechadas e piso antiderrapante;

Área ventilada e com piso uniforme, corredores largos, sem muitos ângulos fechados e cantos;

Disposição das baias de descanso também projetadas para facilitar o movimento dos suínos, normalmente estreitas em largura, mas longas em comprimento;

Iluminação uniforme, mas não direcionada diretamente nos olhos dos animais;

Área toda deve ter o mínimo ruído possível;

Rampas de desembarque dos suínos na área de descanso lavadas constantemente e com a manutenção mantida;

Desembarque feito o mais rápido possível, por meio de compartimentos;

Para auxiliar no manejo e na condução dos animais, se pode usar ferramentas como chocalhos, remo, palma, voz, ar comprimido, pranchas (tábuas) e lonas.

canalrural.com.br 07/03/2023

Compartilhe este conteúdo:

 

 

Booked.net
 
+25
°
C
+28°
+22°
Sinop
Quarta-Feira, 29
booked.net
 
+30
°
C
+31°
+23°
Alta Floresta
Quarta-Feira, 29

 

Booked.net - book your hotel here
 
+25
°
C
+28°
+22°
Sorriso
Quarta-Feira, 29
Booked
 
+25
°
C
+28°
+22°
Lucas do Rio Verde
Quarta-Feira, 29

 

 

Saiba mais: https://www.cepea.esalq.usp.br/br