Português (Brasil)

Defensivos agrícolas não são a única forma de controle das pragas

Defensivos agrícolas não são a única forma de controle das pragas

O monitoramento das lavouras torna defensivos agrícolas em plano "B" no combate às pragas e doenças no plantio

Compartilhe este conteúdo:

Ao contrário do que muita gente pensa, os defensivos não estão isolados como a única solução para o combate às pragas nas lavouras. 

Nem todo plantio é tratado com agroquímicos,  existem técnicas tão eficazes e que de fato são usadas. São métodos que não agridem o meio ambiente e  substituem o uso de agrotóxicos que resultados importantes. 

Uma das técnicas bastante usadas é o Manejo Integrado de Pragas (MIP), reúne métodos com a finalidade de manter um controle mais eficiente sem agredir a plantação e consequentemente garantir a segurança das pessoas que trabalham diretamente nas lavouras, sem falar nos benefícios para o meio ambiente. 

Uma delas é o simples monitoramento das plantações ao longo de todo o ciclo da cultura, desde o preparo do solo até a colheita. Uma técnica trabalhosa mas que apresenta resultados eficazes. 

Manter o olho no plantio é uma ferramenta importante  para identificar se há incidência de pragas, se a ação delas exige aplicação de defensivos. Medidas que evitam  intervenções desnecessárias.
O monitoramento possibilita aos produtores obterem dados suficientes para embasar  decisões sobre as medidas que serão adotadas no manejo da plantação, facilitando o controle de pragas e doenças. 

O simples fato de acompanhar o desenvolvimento da lavoura já é por si só uma forma direcionar para o aumento da rentabilidade, quando custos com aplicação de defensivos são reduzidos. O resultado é uma  produção de qualidade e mais sustentável. 

Segundo pesquisas realizadas pela Embrapa, a técnica reduz pelo menos 50% o uso de defensivos nas lavouras.

agrolink.com.br 09/03/2023

 

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário

 

 

Booked.net
 
+25
°
C
+28°
+22°
Sinop
Quarta-Feira, 29
booked.net
 
+30
°
C
+31°
+23°
Alta Floresta
Quarta-Feira, 29

 

Booked.net - book your hotel here
 
+25
°
C
+28°
+22°
Sorriso
Quarta-Feira, 29
Booked
 
+25
°
C
+28°
+22°
Lucas do Rio Verde
Quarta-Feira, 29

 

 

Saiba mais: https://www.cepea.esalq.usp.br/br