Português (Brasil)

DIRETOR DO INMET DESTACA IMPORTÂNCIA DE ANTECIPAR ALERTAS METEOROLÓGICOS PARA AGRICULTURA

DIRETOR DO INMET DESTACA IMPORTÂNCIA DE ANTECIPAR ALERTAS METEOROLÓGICOS PARA AGRICULTURA

Meteorologia tem papel fundamental em diversos setores, principalmente na agricultura; existindo uma preocupação maior na segurança alimentar

Compartilhe este conteúdo:

O Dia Meteorológico Mundial foi celebrado nesta quinta-feira (23) na sede do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). "O futuro do tempo, clima e água através das gerações’’ foi o tema escolhido pela Organização Meteorológica Mundial (OMM) para as comemorações deste ano, com foco no futuro, na juventude, nos dados e na ciência abrangendo três elementos: olhar para trás, viver o presente e olhar para frente.

O ano de 2023 também marca o 150º aniversário de fundação da Organização Meteorológica Internacional, antecessora da OMM, assim como o 60º aniversário do Observatório Mundial do Tempo.

O diretor interino do Inmet, Leonardo Zaidan, destacou a importância de ampliar os alertas meteorológicos antecipados para todos, com intenção de diminuir as catástrofes causadas pelos fenômenos da natureza. “A meteorologia tem papel fundamental em diversos setores, principalmente na agricultura; existindo uma preocupação maior na segurança alimentar, mas a prioridade será preservar vidas o mais rápido possível”, disse Leonardo Zaidan.

A secretária adjunta da Secretaria de  Inovação, Desenvolvimento Sustentável, Irrigação e Cooperativismo do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), Sibelle Silva, destacou que por meio da inovação, a meteorologia avançará sendo uma ferramenta para o desenvolvimento de inovações agropecuárias em prol da segurança alimentar e do enfrentamento do desafio da mudança do clima.


“Precisamos olhar para o presente e para o passado e assim pensar no futuro. Nós temos um desafio muito importante, que é o da mudança climática e dentro dele temos outro desafio que é o da segurança alimentar. E para isso, casas com o Inmet são fundamentais para olharmos os dados antigos, analisar conforme nosso presente para antever o futuro, para nos prepararmos para a mudança do clima e identificar ações de inovações que podemos fazer para mitigar e adaptar nosso ambiente”, disse a secretária adjunta.

O secretário executivo do Mapa em exercício, Luiz Rodrigues, reforçou a importância da troca e da cooperação internacional, em que o compartilhamento de experiências é fundamental para o avanço da meteorologia. “O Mapa sabe da importância da meteorologia para se ter dados confiáveis que possam ajudar na tomada de decisão dos produtores quanto a melhor época de plantio em cada região. Uma ferramenta que orienta o produtor rural, mas também que permite ter alertas rápidos”.

O Dia Meteorológico Mundial é celebrado todos os anos em 23 de março e comemora a criação, em 1950, da Organização Meteorológica Mundial – OMM, agência especializada das Nações Unidas (ONU) que trata do clima, do tempo e da água. O Brasil é signatário da OMM desde o seu surgimento.

O Inmet é um órgão do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e representa o Brasil junto à Organização Meteorológica Mundial (OMM) desde 1950.

Fonte: DATAGRO

24/03/2023

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário

 

 

Booked.net
 
+25
°
C
+28°
+22°
Sinop
Quarta-Feira, 29
booked.net
 
+30
°
C
+31°
+23°
Alta Floresta
Quarta-Feira, 29

 

Booked.net - book your hotel here
 
+25
°
C
+28°
+22°
Sorriso
Quarta-Feira, 29
Booked
 
+25
°
C
+28°
+22°
Lucas do Rio Verde
Quarta-Feira, 29

 

 

Saiba mais: https://www.cepea.esalq.usp.br/br