Português (Brasil)

Enlatados tornam cadeia de alimentação mais sustentável

Enlatados tornam cadeia de alimentação mais sustentável

Alimentos em lata ajudam a reduzir o consumo de energia, pois não precisam ser refrigerados, e ainda são 100% recicláveis

Compartilhe este conteúdo:

Por trás de toda grande cozinha, seja um restaurante de luxo, uma cantina escolar ou um refeitório de uma fábrica, há sempre muitos alimentos em lata: atomatados, legumes, pescados e azeites de alta qualidade, só para citar alguns.

Além das já conhecidas vantagens dos enlatados, como praticidade, segurança alimentar, qualidade nutricional e aspecto dos produtos acondicionados em latas de aço, os chefs de cozinha têm levado cada vez mais em conta o fator sustentabilidade na escolha dos ingredientes.

Os enlatados ajudam a reduzir o desperdício, o consumo de energia (não precisam ser refrigerados) e são 100% e infinitamente recicláveis. Ou seja: auxiliam na diminuição do lixo do planeta.

O Brasil é quarto maior mercado do mundo em food service, ou serviços de alimentação, atrás apenas dos Estados Unidos, China e Japão.

Estima-se que este mercado no Brasil represente 2,9% do PIB, com faturamento de R$ 215 bilhões. Já a alimentação fora do lar somada ao varejo alimentício, movimentaram R$ 560 bilhões em 2019, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (ABIA).

Vantagens dos enlatados na conservação dos alimentos

Alimentos enlatados conservam o frescor dos ingredientes por muito mais tempo. Foto: Prolata

Se no passado alguns chefs de cozinha tinham preconceito, por desconhecimento, com os alimentos enlatados, hoje já sabem que eles são seguros, dispensam conservantes químicos e são ricos em nutrientes.

Uma lata de tomate pelado contém tomates do tipo italiano colhidos no auge da safra, água e ácido cítrico ou ascórbico, que nada mais são do que limão ou vinagre.

Após serem higienizados, descascados e acondicionados crus dentro da lata, com água ou suco de tomate, a mesma é lacrada com tampa de aço e cozida em autoclave.

Este processo não apenas dispensa o uso de conservantes químicos, como mantém o sabor e a cor vermelhíssima do fruto, na qual há um antioxidante chamado Licopeno que se torna biodisponível apenas após longo cozimento.

Além de levarem frescor e sabor aos melhores pratos, os alimentos enlatados são essenciais aos chefes por outros motivos. As latas de aço para food service acondicionam grandes quantidades, em geral acima de 1 kg até 18 litros.

Pela resistência do material, podem ser empilhadas sem problemas, poupando espaço na cozinha. Já o prazo de validade é de até 5 anos, sem gasto de energia para refrigeração.

E onde entra a reciclagem?

Toda lata recolhida pela inciativa Prolata é encaminhada para indústrias siderúrgicas para reciclagem. Foto: Prolata

A inciativa Prolata, por exemplo, atua em conjunto com chefs e empresas de alimentação que têm preocupações sociais e ambientais. A organização é a primeira entidade gestora do Brasil a assinar o termo de compromisso com o Ministério do Meio Ambiente em torno da Lei de Logística Reversa (12.305/2010).

Em dez anos de atividades, já conta com 304 Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) de latas usadas, 74 cooperativas, totalizando 1.882 cooperados e 46 entrepostos, e tem avançado também fechando parcerias com entidades que representam setores importantes da economia.

Criada em 2012, a Prolata uma Iniciativa da Associação Brasileira de Embalagem de Aço (Abeaço) e coordenação e patrocínio em conjunto com a Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas (ABRAFATI) para o cumprimento da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS)

Um bom exemplo é a parceria, desde 2020, com o Sindicato da Construção Civil do Estado de São Paulo (SindusCon-SP), que já envolve 19 grandes construtoras. Por meio desta parceria, a startup Rafa Resolve recolhe nos canteiros de obra latas de tintas e outros materiais vazios e os encaminham para reciclagem. Já foram recolhidos mais de 270 mil kg de embalagens, que foram encaminhadas à indústria siderúrgica.

Para conhecer mais sobre o projeto, acesse: www.prolata.com.br/

Fonte: Prolata

alavoura.com.br 21/03/2023

 

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário

 

 

Booked.net
 
+25
°
C
+28°
+22°
Sinop
Quarta-Feira, 29
booked.net
 
+30
°
C
+31°
+23°
Alta Floresta
Quarta-Feira, 29

 

Booked.net - book your hotel here
 
+25
°
C
+28°
+22°
Sorriso
Quarta-Feira, 29
Booked
 
+25
°
C
+28°
+22°
Lucas do Rio Verde
Quarta-Feira, 29

 

 

Saiba mais: https://www.cepea.esalq.usp.br/br