Português (Brasil)

ESTUDO DO ITAL CONTRIBUI PARA REDUÇÃO DA PEGADA DE CARBONO NA CADEIA PRODUTIVA DO CACAU

ESTUDO DO ITAL CONTRIBUI PARA REDUÇÃO DA PEGADA DE CARBONO NA CADEIA PRODUTIVA DO CACAU

Pesquisa em parceria com a Unicamp identificou a possibilidade de redução da pegada de carbono em 81% na produção nas regiões Transamazôniza e Xingu do Pará, principal estado produtor do fruto no Brasil

Compartilhe este conteúdo:

A sustentabilidade na cadeia produtiva é um dos focos das pesquisas desenvolvidas pelo Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital), da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), vinculado à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

A mais recente foi feita em parceria com a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), que identificou a possibilidade de redução da pegada de carbono em 81% na produção de cacau nas regiões Transamazôniza e Xingu do Pará, principal estado produtor do fruto no Brasil. Essa alternativa é viável ao eliminar o uso de fertilizantes nitrogenados e implantar método de compostagem sem emissão de metano no ar.

“Mudanças climáticas, pegada de carbono e rotulagem ambiental são alguns dos temas que têm atraído a atenção do mercado, principalmente quando comprovamos cientificamente que as pessoas têm uma melhor percepção sensorial e uma maior intenção de consumo dos produtos alimentícios, cuja cadeia produtiva abrange essas questões de maneira positiva”, ressalta o pesquisador Guilherme de Castilho Queiroz, que é vice-diretor do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) e atua no Centro de Tecnologia de Cereais e Chocolate (Cereal Chocotec) do Ital.

Além disso, o Laboratório de Fermentação Ruminal e Nutrição de Bovinos de Corte do IZ tem equipamentos e tecnologia para simulação do que ocorre dentro do rúmen dos animais, possibilitando o desenvolvimento de pesquisas para otimização da fermentação ruminal, diminuindo as emissões do metano entérico, que é natural no processo de fermentação dos bovinos. Com este equipamento é possível acompanhar as transformações que ocorrem no processo de fermentação e medir com precisão o potencial de aditivos para reduzir as emissões.

Fonte: DATAGRO

17/03/2023

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário

 

 

Booked.net
 
+25
°
C
+28°
+22°
Sinop
Quarta-Feira, 29
booked.net
 
+30
°
C
+31°
+23°
Alta Floresta
Quarta-Feira, 29

 

Booked.net - book your hotel here
 
+25
°
C
+28°
+22°
Sorriso
Quarta-Feira, 29
Booked
 
+25
°
C
+28°
+22°
Lucas do Rio Verde
Quarta-Feira, 29

 

 

Saiba mais: https://www.cepea.esalq.usp.br/br