Português (Brasil)

Junção de setores para amenizar perdas nas lavouras é destaque no Fórum Técnico do Mais Milho

Junção de setores para amenizar perdas nas lavouras é destaque no Fórum Técnico do Mais Milho

A cigarrinha do milho e as perspectivas no mercado foram temas debatidos na 10ª edição do Show Safra em Lucas do Rio Verde (MT)

Compartilhe este conteúdo:

Na manhã desta quarta-feira (22) aconteceu o primeiro Fórum Técnico do projeto Mais Milho no Show Safra 2023, em Lucas do Rio Verde. Os principais pontos de debate foram as perspectivas de mercado e a cigarrinha do milho. Dentre os destaques, a junção dos atores do campo para amenizar perdas nas lavouras foi comentada pela Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT).

Cigarrinha do milho: só híbridos e defensivos não fazem milagre, é preciso manejo integrado

O painel  da cigarrinha do milho reuniu especialistas, profissionais da agroindústria e pesquisadores. O vice-presidente da Aprosoja-MT, Lucas Beber, comentou sobre o problema. E alertou muitos agricultores sobre o problema do ano passado, a cigarrinha do milho. 

Foto: Abramilho

“Esse é um problema que vem aumentando no milho do Brasil nos últimos anos. No ano passado, foi um ano crítico até por ter sido mais seco e também, iniciou-se com a melhora dos preços nos últimos anos. Começou o plantio de milho primeira safra, milho verão e colocou em risco o milho safrinha diante de um estado que produz quase 7,5 milhões de hectares de milho”, explica Beber.

Beber ainda afirmou que neste ano, a praga está tranquila por conta do clima mais úmido. Ele comentou que estão fazendo o controle biológico, ou seja, isso tende a funcionar melhor. 

Fórum Mais Milho debate cigarrinha e mercado no Show Safra nesta quarta-feira; confira ao vivo

A importância de trazer esses temas, segundo o vice-presidente da Aprosoja-MT, está em juntar todos os atores do tema para somar estratégias capazes de diminuir os problemas do campo. 

“A praga acaba causando danos mesmo a gente controlando. Sem contar com as questões da eficiência dos princípios ativos que quanto mais usamos, mais perdemos a eficiência deles. Cobramos da indústria a questão das variáveis resistentes em informar melhor isso para o produtor”, pontua.  

Foto: Luiz Patroni/Canal Rural Mato Grosso

Panorama milho e soja

O consultor da Safras & Mercado, Paulo Molinari, trouxe um panorama do milho e da soja para o segundo semestre e ainda, para 2024. 

El Niño traz safra cheia na América do Sul e produtor deve ficar de olho nos preços, diz Molinari

Ele explicou que o volume comercializado tanto de milho quanto de soja, ainda é lento se comparado com outras safras e isso deve ser um ponto de atenção ao produtor. E atentou que os melhores preços, podem já ter passado e incentivou os agricultores a não segurar os grãos. 

canalrural.com.br 23/03/2023

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário

 

 

Booked.net
 
+25
°
C
+28°
+22°
Sinop
Quarta-Feira, 29
booked.net
 
+30
°
C
+31°
+23°
Alta Floresta
Quarta-Feira, 29

 

Booked.net - book your hotel here
 
+25
°
C
+28°
+22°
Sorriso
Quarta-Feira, 29
Booked
 
+25
°
C
+28°
+22°
Lucas do Rio Verde
Quarta-Feira, 29

 

 

Saiba mais: https://www.cepea.esalq.usp.br/br