Português (Brasil)

Manejo com cobre é fundamental para assegurar a rentabilidade da lavoura

Manejo com cobre é fundamental para assegurar a rentabilidade da lavoura

Micronutriente é essencial para o bom desenvolvimento das culturas e auxilia na proteção de plantas

Compartilhe este conteúdo:

A nutrição adequada das plantações é essencial para o bom rendimento da lavoura e faz parte do manejo de todas as culturas. Sem nutrientes não há crescimento saudável, desenvolvimento normal de folhas e flores e, como consequência, produção. Além disso, a deficiência nutricional pode enfraquecer o sistema de defesa das plantas e torná-las mais vulneráveis a diversas doenças. 

De acordo com Guilherme Bavia, Gerente de Produtos na BRANDT do Brasil – empresa de inovação tecnológica focada em fisiologia vegetal e tecnologia da aplicação –, entre os micronutrientes mais importantes para o pleno desenvolvimento das mais diversas culturas está o cobre, que atua na fotossíntese, reprodução, fixação de nitrogênio e auxilia na resistência a doenças. “Trata-se de um micronutriente que desempenha um papel essencial, sendo um componente-chave de várias enzimas que ajudam o vegetal a metabolizar carboidratos, proteínas e lipídios. Isso auxilia no crescimento saudável do estado vegetativo e reprodutivo”, explica. 

O especialista comenta que o cobre interfere diretamente no crescimento e reprodução de fungos, bactérias e outros organismos que provocam doenças nas plantas. “Quando há a nutrição adequada, a planta fica mais tolerante às adversidades do meio, pois o cobre auxilia na formação de lignina, que reforça as paredes celulares e dificulta a infecção do agente causador de doenças”. 

Deficiência e excesso 

“O cobre é necessário para síntese de clorofila, pigmento responsável pela fotossíntese, que é o processo pelo qual as plantas convertem a luz solar em energia química. Logo, sua deficiência pode levar a clorose (descoloração) das folhas, crescimento reduzido e menor produção”, explica Bavia. 

Ainda segundo ele, em relação ao excesso do micronutriente, os sintomas são outros. “Altas quantidades podem provocar lentidão no crescimento, morte de tecidos e fitotoxicidade, causando queima, necrose e deformação das folhas. Por isso, é importante uma atenção especial ao preparo da calda de aplicação, com destaque para o pH, volume e produtos de mistura”, destaca.  

Na tecnologia exclusiva BRANDT Smart System, presente no produto Smart Cobre, há o fornecimento de cobre prontamente disponível e de alto?desempenho para a planta. “Por meio de um manejo nutricional inteligente, a planta sintetiza compostos de defesa e fortalece suas barreiras naturais contra patógenos, ao mesmo tempo em que fica bem nutrida para seu pleno desenvolvimento. Trata-se de uma tecnologia que facilita o manejo e aplicação, pois fornece o nutriente prontamente disponível e não possui incompatibilidade com defensivos nas misturas de tanques”, conclui o especialista.

Fonte: BRANDT

Portal do Agronegócio 11/04/2023

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário

 

 

Booked.net
 
+25
°
C
+28°
+22°
Sinop
Quarta-Feira, 29
booked.net
 
+30
°
C
+31°
+23°
Alta Floresta
Quarta-Feira, 29

 

Booked.net - book your hotel here
 
+25
°
C
+28°
+22°
Sorriso
Quarta-Feira, 29
Booked
 
+25
°
C
+28°
+22°
Lucas do Rio Verde
Quarta-Feira, 29

 

 

Saiba mais: https://www.cepea.esalq.usp.br/br