Português (Brasil)

Material à base de carbono se mostra eficaz na remoção de poluente ambiental

Material à base de carbono se mostra eficaz na remoção de poluente ambiental

Possibilidade foi identificada em pesquisa liderada por equipe da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Compartilhe este conteúdo:

Embora banido em diversos países, o herbicida atrazina é o segundo mais usado no Brasil. No Cerrado, por exemplo, é empregado para combater ervas daninhas que afetam a cultura do milho. Além disso, é comumente aplicado em plantações de cana-de-açúcar. Devido à alta solubilidade do composto e sua lenta degradação em condições naturais, tem sido considerado um poluente emergente principalmente em ecossistemas aquáticos, representando um risco à saúde humana, à flora e à fauna.

 

O estudo conduzido no Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) pode, no futuro, ajudar a remediar o problema.

Os pesquisadores produziram materiais à base de carbono grafítico poroso modificado com óxidos de ferro, o que confere propriedades magnéticas. Por meio de diferentes testes, parte deles feito com amostras de água coletadas em locais contaminados, os pesquisadores comprovaram que o material tem alta capacidade de remover a atrazina do meio líquido por meio de um processo chamado adsorção (adesão de moléculas de um fluido a uma superfície sólida).

“A publicação deste artigo em uma revista de alto impacto no campo das ciências ambientais foi possível devido à eficiência do material, mas principalmente porque estudos utilizando amostras ambientais foram feitos para comprovar essa aplicabilidade em condições naturais”, comenta Ailton José Moreira, coautor do estudo e integrante do CDMF, um Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) da Fapesp.

Também participaram do projeto Ernesto Chaves Pereira, professor da UFSCar, e a equipe supervisionada por Roberto Bertholdo na Universidade Federal de Alfenas.

canalrural.com.br 30/01/2023

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário

 

 

Booked.net
 
+25
°
C
+28°
+22°
Sinop
Quarta-Feira, 29
booked.net
 
+30
°
C
+31°
+23°
Alta Floresta
Quarta-Feira, 29

 

Booked.net - book your hotel here
 
+25
°
C
+28°
+22°
Sorriso
Quarta-Feira, 29
Booked
 
+25
°
C
+28°
+22°
Lucas do Rio Verde
Quarta-Feira, 29

 

 

Saiba mais: https://www.cepea.esalq.usp.br/br