Português (Brasil)

Mercado de carbono no agronegócio é tema de palestra da Show Safra

Mercado de carbono no agronegócio é tema de palestra da Show Safra

A apresentação foi conduzida por Nuno Cunha e Silva, diretor da Kryia Agronegócios de Baixo Carbono, na Show Safra em Lucas do Rio Verde

Compartilhe este conteúdo:

“O setor do agronegócio se distingue em nível mundial por ser líder no fornecimento de alimentos e consequentemente tem tecnologias que apresentam relação benefício e custo atrativas na redução de gases como dióxido de carbono, metano e oxido nitroso”, disse o diretor da Kryia Agronegócios de Baixo Carbono, Nuno Cunha e Silva, nesta sexta-feira (24.03), durante palestra na Show Safra, em Lucas do Rio Verde, promovida pela Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT).

Nuno afirma que diferentes atividades do agronegócio podem participar do mercado de carbono. “O agro brasileiro tem baixa representação percentual entre as muitas centenas de projetos certificados em nível mundial, no mercado de carbono. Contudo diversas atividades podem participar deste mercado, como sequestro de carbono florestal e no solo, geração de energia de resíduos, redução de metano de fermentação entérica bovina, redução na aplicação de compostos nitrogenados por bioinsumos, etc”, disse.

Nuno falou ainda, durante a palestra, sobre os desafios para os produtores rurais neste cenário. “O setor carece de metodologias de cálculo de redução de emissões bem como da necessidade de agrupar projetos em programas para obtenção de escala e minimização de custos de certificação”, concluiu o especialista.

A iniciativa da Aprosoja-MT, vai além do mercado de carbono, a proposta é trazer para perto do produtor rural, pessoas que atuam nessa área com larga experiência, apresentar dados consistentes, com segurança técnica e jurídica, informações estas que são extremamente importantes e necessárias em todo novo negócio.

“Queremos tirar do papel esta oportunidade, escalonar de forma que seja acessível, viável e rentável, colocando o nosso Estado na vanguarda da realização do desenvolvimento da agricultura carbono neutro em larga escala, contribuindo para o desenvolvimento da produção sustentável no Mato Grosso”, acrescenta a gerente de sustentabilidade da Aprosoja-MT, Marlene Lima.

Para o diretor executivo do Instituto Ação Verde, Álvaro Leite, a palestra é importante para que os agricultores entendam como o mercado de carbono pode ajudar na obtenção de outra fonte de renda. “A Aprosoja-MT em parceria com o Instituto Ação Verde desenvolve através da plataforma INOVACPR o levantamento dos Potenciais Ativos Ambientais das propriedades que passam a conhecer os seus produtos ambientais escaláveis como pagamento de serviços ambientais”, disse.

“Convidamos o Nuno que é um dos maiores especialistas nessa área para que possamos levar mais informações e contribuir com os nossos associados. A Aprosoja-MT tem trabalhado para    mostrar o quanto Mato Grosso produz com sustentabilidade”, comentou o diretor executivo da Aprosoja-MT, Wellington Andrade.   

Segundo o produtor rural de Ipiranga do Norte, Paulo Gabriel França, “o assunto crédito de carbono está tomando força novamente. O mundo precisa reduzir a emissão de carbono na atmosfera. Esta palestra com o Nuno vem esclarecer estas questões em relação a benefício e custo atrativos na redução de gases como dióxido de carbono, metano e oxido nitroso e assim viabilizar ainda mais a sustentabilidade nas propriedades”, concluiu.

Fonte: Rosangela Milles| Najylla Nunes

aprosoja.com.br 27/03/2023

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário

 

 

Booked.net
 
+25
°
C
+28°
+22°
Sinop
Quarta-Feira, 29
booked.net
 
+30
°
C
+31°
+23°
Alta Floresta
Quarta-Feira, 29

 

Booked.net - book your hotel here
 
+25
°
C
+28°
+22°
Sorriso
Quarta-Feira, 29
Booked
 
+25
°
C
+28°
+22°
Lucas do Rio Verde
Quarta-Feira, 29

 

 

Saiba mais: https://www.cepea.esalq.usp.br/br