Português (Brasil)

Monitorar a produção em tempo real não é só para grandes fazendas: tecnologia permite rastrear máquinas pelo celular

Monitorar a produção em tempo real não é só para grandes fazendas: tecnologia permite rastrear máquinas pelo celular

Acessível a pequenos produtores, solução garante aumento da eficiência das operações, mais economia, segurança e produtividade

Compartilhe este conteúdo:

Imagine uma grande sala, com vários televisores monitorando diferentes operações em tempo real. Essa poderia ser a descrição da torre de controle de um aeroporto, mas esse tipo de gerenciamento já é realidade em muitas empresas. Receber os dados de plantio, manejo ou colheita em tempo real, monitorando de forma centralizada as operações no campo, traz mais economia, segurança e produtividade. Combinando  agricultura de precisão e telemetria, os sistemas de rastreamento e monitoramento de máquinas agrícolas ajudam na economia de combustíveis e insumos, por meio da visualização de mapas, com alertas de irregularidades, incidentes, problemas de desempenho ou qualquer divergência em relação ao planejamento das operações.

Contudo, a tecnologia de monitoramento não se restringe às salas de controle em grandes empresas. Também é possível monitorar a produção por meio de um celular ou tablet, por exemplo. Segundo Alexandre Alencar, Diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da divisão de Agricultura da Hexagon, os pequenos produtores, apesar de trabalharem com um número menor de máquinas em suas propriedades, têm as mesmas preocupações. “Quando o produtor terceiriza uma operação é muito importante que ele seja alertado se ela não está sendo executada de maneira apropriada. Ele não vai ter uma sala de controle com vários operadores, mas pode receber  alertas em seu aparelho celular: quando um equipamento parou de trabalhar, a máquina saiu fora da linha de cultivo, ou quando não executou uma atividade de maneira adequada, por exemplo”, explica. 

Controle de produtividade

Um dos principais benefícios da tecnologia apontado por Alexandre é o controle da produtividade. Quando se tem uma máquina com sensores e software de monitoramento, é possível verificar dados como rastreamento do trajeto da máquina, hora de início e término da atividade, velocidade média do percurso, realização de paradas e manobras, quanto foi plantado ou colhido, e assim por diante. “Com essas informações, os gestores são capazes de acompanhar o desempenho das máquinas e controlar a produtividade com decisões mais precisas, como mudança de um determinado trajeto ou redução do tempo ocioso. Também é possível verificar a performance individual de operadores, o que ajuda na gestão de eficiência da equipe”, explica. Uma das consequências é o aumento do lucro direto gerado pela produção, já que a redução dos períodos em que as máquinas não estão funcionando acaba por diminuir os gastos com combustível e pessoal, além de otimizar processos. “É possível registrar segundo a segundo a posição e a atividade que está sendo realizada no cultivo e na colheita, gerando relatórios sobre rendimento, produtividade, distância e velocidade”, detalha o diretor.  

Prevenção em dia e mais segurança para as operações

Outra razão para monitorar as máquinas agrícolas é prever a necessidade de manutenção dos equipamentos. Com auxílio de tecnologias como Big Data e registros de trocas de peças, tempo de execução de operações e quilometragem percorrida, fica mais fácil programar os reparos adequados, evitando imprevistos. “Se uma colhedora quebrar no meio do processo, gerará um grande desperdício de tempo e de recursos. O monitoramento também permite configurar alertas para situações específicas, como, por exemplo, se a velocidade indicada para execução for ultrapassada pelos operadores”, exemplifica Alexandre. A tecnologia de rastreamento de matéria-prima também garante mais segurança.  A solução é instalada em colhedoras, tratores transbordos e carretas de caminhões e permite rastrear a matéria-prima desde a sua origem, no campo, até a entrega final na indústria. 

Fonte: Dialetto

Portal do Agronegócio 26/01/2023

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário

 

 

Booked.net
 
+25
°
C
+28°
+22°
Sinop
Quarta-Feira, 29
booked.net
 
+30
°
C
+31°
+23°
Alta Floresta
Quarta-Feira, 29

 

Booked.net - book your hotel here
 
+25
°
C
+28°
+22°
Sorriso
Quarta-Feira, 29
Booked
 
+25
°
C
+28°
+22°
Lucas do Rio Verde
Quarta-Feira, 29

 

 

Saiba mais: https://www.cepea.esalq.usp.br/br