Português (Brasil)

Nova variedade de soja suporta veranicos acima de 15 dias

Nova variedade de soja suporta veranicos acima de 15 dias

Foram lançadas três novas cultivares com diferenciais importantes ao produtor, como resistência ao glifosato e mais tolerância à ferrugem

Compartilhe este conteúdo:

A Embrapa lançou três novas variedades de soja em parceria com a Fundação Triângulo e a Empresa de Pesquisa Agreopecuária de Minas Gerais (Epamig) durante a feira Tecnoshow Comigo. A primeira delas, BRSMG 534, não dispensa o uso de fungicidas, mas proprociona melhor eficiência no manejo químico da ferrugem-asiática.

O pesquisador da Embrapa Soja, Leonardo Campos, ressalta que a tecnologia permite ao produtor mais flexibilidade no planejamento das aplicações de produtos. “Se o produtor estiver fazendo essas aplicações em um período de chuva, pode parar e recomeçar posteriormente. A nova variedade permite ‘segurar’ a entrada da ferrugem na lavoura “.

Segundo ele, adaptada ao Cerrado, a cultivar apresentou potencial produtivo e estabilidade, com rendimento acima de 80 sacas por hectare.

Soja com genoma editado para tolerância à seca é aprovada pela CTNBio

Outra variedade lançada no evento foi a BRS7981iPro. Essa possui raízes que se aprofundam mais no solo e, por isso, suportam veranicos acima de 15 dias. Além disso, possui resistência contra o glifosato e lagartas. Já a BRS7781 é convencional. Apresenta resistência ao nematoide formador de galhas e, conforme Campos, possui potencial produtivo satisfatório.

Produção de soja em Goiás

A soja é o principal grão produzido em Goiás. Segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), nesta safra 22/23, o estado deve colher 17,4 milhões de toneladas. Assim, se consolida como o quarto maior produtor do grão no país. Caso a quebra de safra no Rio Grande do Sul seja expressiva, por conta da estiagem, Goiás pode ficar com a terceira posição.

Apesar de ter sido uma temporada positiva ao produtor goiano, a ferrugem asiática voltou a dar as caras na região. De acordo com o Consórcio Antiferrugem, são 40 casos registrados até esta quinta-feira (30), tornando o estado o terceiro com mais ocorrências, atrás apenas de Paraná e Mato Grosso do Sul.

canalrural.com.br 

30/03/2023

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário

 

 

Booked.net
 
+25
°
C
+28°
+22°
Sinop
Quarta-Feira, 29
booked.net
 
+30
°
C
+31°
+23°
Alta Floresta
Quarta-Feira, 29

 

Booked.net - book your hotel here
 
+25
°
C
+28°
+22°
Sorriso
Quarta-Feira, 29
Booked
 
+25
°
C
+28°
+22°
Lucas do Rio Verde
Quarta-Feira, 29

 

 

Saiba mais: https://www.cepea.esalq.usp.br/br