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O impacto da reoneração dos impostos federais sobre combustíveis na economia brasileira

O impacto da reoneração dos impostos federais sobre combustíveis na economia brasileira

Além de pressionar os custos e a inflação, a medida anunciada pelo governo pode afetar o comércio exterior, marketplaces e agronegócio

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A decisão do governo de reonerar os impostos federais sobre a gasolina e o etanol a partir de março pode impactar de forma negativa em vários setores da economia brasileira. O aumento do preço do combustível pode prejudicar o comércio exterior, a importação de marketplaces e, principalmente, a exportação do agronegócio.

Segundo Fábio Pizzamiglio, diretor da Efficienza, empresa especializada no comércio exterior, “o aumento do preço da gasolina e do etanol pode aumentar o custo logístico das empresas que atuam no comércio exterior, reduzindo sua competitividade no mercado internacional e afetando as exportações brasileiras”.

Além disso, o aumento dos preços dos combustíveis pode ter um impacto significativo nas importações realizadas por marketplaces, uma vez que essas empresas costumam trabalhar com margens de lucro reduzidas. “Se os preços dos combustíveis continuarem a subir, essas empresas podem ser forçadas a elevar seus preços para compensar o aumento dos custos, o que pode levar a uma queda nas vendas”, analisa Pizzamiglio.

A reoneração completa dos impostos federais sobre a gasolina e o etanol elevou os impostos em 68% e pode afetar diversos setores da economia brasileira. Foto: Reprodução / internet

O peso da medida sobre o agro

Para ele, o setor que pode ser mais afetado pelo aumento do preço dos combustíveis é o agro brasileiro. “O agronegócio é um dos setores mais importantes da economia brasileira, e a maioria de seus produtos é transportada por caminhões movidos a diesel. O aumento dos preços dos combustíveis pode elevar os custos de produção e reduzir a competitividade dos produtos do país no mercado internacional”, explica Pizzamiglio.

Segundo estudo realizado pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), o aumento dos impostos federais sobre os combustíveis deve gerar um acréscimo médio de 1% nos custos operacionais das atividades agropecuárias. O estudo também aponta que os segmentos mais afetados serão cana-de-açúcar (2%), soja (1%) e milho (1%).

Outro estudo realizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) estima que o aumento dos impostos federais sobre os combustíveis deve provocar um impacto inflacionário de 0,5 p.p no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) em 2023. O estudo também prevê que esse impacto será maior nas regiões Norte (0,7 p.p.), Nordeste (0,6 p.p.) e Centro-Oeste (0,6 p.p.), onde há maior dependência da gasolina.

Estudo da CNA revela que cana-de-açúcar (2%), soja (1%) e milho (1%) serão os produtos mais afetados pelo aumento dos combustíveis. Foto: Paulo Lanzetta

Em resumo, a reoneração completa dos impostos federais sobre a gasolina e o etanol elevou os impostos em 68% e pode ter impactos negativos em diversos setores da economia brasileira. Além disso, pode gerar um acréscimo nos custos operacionais das atividades agropecuárias e um impacto inflacionário no IPCA. É preciso acompanhar de perto a evolução desse cenário e buscar alternativas para minimizar os danos.

“Precisamos de alternativas e ações emergenciais para diminuir o impacto dessa medida em curto prazo e repensar a política fiscal para não prejudicar o agronegócio brasileiro que é o principal segmento para a nossa balança comercial”, argumenta Pizzamiglio.

Fonte: Assessoria de imprensa

alavoura.com.br 09/03/2023

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