Português (Brasil)

Para fortalecimento da agricultura familiar, município repassa mudas de árvores frutíferas e equipamentos para apicultura

Para fortalecimento da agricultura familiar, município repassa mudas de árvores frutíferas e equipamentos para apicultura

Entrega foi formalizada esta manhã no Horto Municipal. Uma das ações faz parte do programa Frutifica Lucas

Compartilhe este conteúdo:

Cerca de 60 mil mudas de árvores frutíferas serão repassadas a pequenos produtores rurais de Lucas do Rio Verde para fortalecimento da agricultura familiar. A ação faz parte do Frutifica Lucas, programa desenvolvido pela Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente do município.

 

A cerimônia de entrega aconteceu na manhã desta terça-feira (14) no Horto Municipal. Além da entrega das mudas, o evento contou ainda com a entrega de caixas para criação de abelhas, além de outros equipamentos usados na apicultura.

“Tem um significado muito grande. A gente está incentivando a agricultura familiar, pois é uma das metas da gestão Miguel Vaz que a agricultura familiar se desenvolva”, ressaltou o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Paulo Nunes.

Aquisição para merenda escolar

No ano passado, o município adquiriu produtos da agricultura familiar destinados a merenda escolar. Segundo Nunes, houve aumento de mais de 80% em relação ao anterior, sendo negociados cerca de R$ 1,4 milhão.

Foto: CenárioMT

Um dos produtores que recebeu mudas é Laudinor Battisti. Ele foi assentado no Nossa Senhora Aparecida e já começou a produzir. Ele iniciou com melancia e pepino, sendo que o primeiro produto acabou se perdendo devido a dificuldade de escoar. “Continuo produzindo pepino e mandioca agora”,


 

Battisti já recebeu mudas de limão taiti e estava na expectativa de quais outras mudas receberia. “Muito feliz. A gente, na nossa idade, ali está sendo um divertimento. Trabalha muito, mas é compensativo”, disse.

Já Valdecir Fusari recebeu caixas e material para produzir mel. Ele disse que ter esse tipo de apoio do poder público é importante, pois todos os apetrechos usados na atividade são caros. “Vai reduzir bastante o custo pra gente, pois se torna tudo caro”, assinalou. “Estamos no início da atividade, mas estamos prontos pra produzir e vender o mel”.

Estímulo à produção e comercialização

O prefeito Miguel Vaz disse que é uma ação importante, com apoio do governo do Estado e outras entidades. Segundo ele, é importante o poder público fomentar a agricultura familiar, oferecendo programas e ferramentas que tornem a atividade rentável. “Só vai ficar no campo o produtor que tiver rentabilidade, por isso o poder público deve neste momento dar o apoio, oferecer a infraestrutura das estradas, das pontes, pra que tenha acesso, pra que possa ser produzido lá e entregue no centro urbano”, ressaltou.

Foto: CenárioMT

Além da aquisição dos produtos da agricultura familiar para a merenda escolar, outra fonte de renda é a comercialização em ambientes como o Mercado do Produtor. Durante o evento, o prefeito anunciou a inauguração da unidade construída no bairro Parque das Emas.

“Na próxima segunda-feira, teremos a inauguração do segundo Mercado do Produtor. Um modelo um pouco diferente com um ‘Ceasa’, com uma estrutura para armazenamento com câmara fria. Vai dar mais suporte para os projetos da agricultura familiar, para aqueles que estão produzindo e querem produzir mais”, destacou Vaz. Ele explica que essa possibilidade de armazenamento permitirá que a produção seja distribuída de forma regional.

Atualmente, em Lucas do Rio Verde, são cerca de 60 famílias envolvidas na agricultura familiar. Mas a meta da administração é ampliar esse número. Elas estão localizadas em assentamentos rurais como o Nossa Senhora Aparecida, 30 de Novembro, Cedro e Quatá.

Patrulhas mecanizadas

O secretário Paulo Nunes anunciou também que o município deve adquirir equipamentos para montar patrulhas mecanizadas e atender as comunidades rurais. Os recursos são oriundos de emendas parlamentares do senador Wellington Fagundes e do ex-deputado Neri Geller.

cenariomt.com.br 14/03/2023

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário

 

 

Booked.net
 
+25
°
C
+28°
+22°
Sinop
Quarta-Feira, 29
booked.net
 
+30
°
C
+31°
+23°
Alta Floresta
Quarta-Feira, 29

 

Booked.net - book your hotel here
 
+25
°
C
+28°
+22°
Sorriso
Quarta-Feira, 29
Booked
 
+25
°
C
+28°
+22°
Lucas do Rio Verde
Quarta-Feira, 29

 

 

Saiba mais: https://www.cepea.esalq.usp.br/br