Português (Brasil)

PECUÁRIA: COMO GERENCIAR SUA FAZENDA COMEÇANDO AGORA EM 2023

PECUÁRIA: COMO GERENCIAR SUA FAZENDA COMEÇANDO AGORA EM 2023

Como implantar uma gestão eficiente? Quais as dificuldades? Qual o caminho? Está preparado?

Compartilhe este conteúdo:

Luiz Roberto Zillo*

Depois de um ano muito difícil para a pecuária, altos custos de produção, margens apertadas, instabilidade pós Covid, guerra, entre outros inúmeros desafios, chegamos em 2023. Muito se fala e não é de hoje, que para continuar no setor é preciso ter gestão, fazer gestão. E como fazê-la? Será que ainda dá tempo? Quais as dificuldades? Qual o caminho? Está preparado?

Seja na cria, recria ou engorda os passos são praticamente os mesmos. Mas é preciso ter em mente que precisamos ter atitude, comprometimento, e acima de tudo acreditar que mudanças são possíveis de alcançar. Se sua fazenda ainda não passou por essa tal de gestão por que não começar agora? Lembrando que temos Gestão Financeira, Gestão de Pessoas, Gestão de Processos, entre outras, todas igualmente importantes e relevantes.

Algumas destas mudanças podem ser iniciadas de pronto. Faça uma reunião com seus funcionários, colaboradores, e mostre que está disposto a gerir seu negócio com mais seriedade, afinco, determinação e implementar rotinas de trabalho. Mas não acelere tanto, cada passo de uma vez.



Proponha a cada um deles que descreva quais os desafios que enfrentam no dia a dia, quais seriam as mudanças que cada um sugeriria na propriedade para que melhorasse tanto pra ele quanto para a fazenda. Faça um descritivo de tudo que foi falado.

Exercite anotar, seja em um caderno, seja no notebook, onde quiser, mas o faça. Lembre, você está querendo mudanças, gestão, permanecer no seu negócio e que ele seja rentável.

Planejamento, outro desafio, onde quer chegar a partir de onde você está. Importante que toda equipe saiba de suas metas e propósitos. Mudanças importantes tem que se ter em mente tanto na manutenção como no investimento.

Manejar as pastagens adequadamente é uma mudança importantíssima. Um profissional, técnico poderá auxiliá-lo. Como estão suas pastagens, maior ativo da sua fazenda? Reveja seus manejos, seja ele contínuo, alternado, rotacionado, é preciso ter em mente que uma espécie de gramínea tem seu ciclo de produção e precisa ser respeitado principalmente suas alturas de corte e vedação. Essa é mais uma rotina a ser implementada e respeitada.

Uma balança de pesagem no curral é um dos mais importantes instrumentos pra se ter e fazer gestão na fazenda. Fundamental para medição dos índices zootécnicos do seu rebanho. Pesar gado tem que ser uma rotina. Então inicie o ano pesando todo rebanho classificando as determinadas categorias e transformando tudo em arroba. Esses índices lhe darão as informações de produção, produtividade, ganho por hectare, receita por hectare, entre outras.

Pronto, já exercitou anotar sugestões, metas, caminhos, e agora tem o peso total em arrobas de seu gado, seja ele de cria, ou recria ou engorda e iniciou uma mudança no manejo dos pastos. Já é um bom começo. Planejamento sanitário do rebanho outra rotina a implementar já para o ano todo. Um bom médico veterinário poderá ajudá-lo.

Adote um ano fiscal. Uns seguem de janeiro a dezembro, outros seguem o ano fiscal agrícola de junho a julho por exemplo. O importante é adotar um deles, e como estamos iniciando o ano diferente seguimos com janeiro.

Procure seu contador ou um profissional da área financeira e aprenda a rotina de planilhar todas suas despesas, seus custos e receitas. Anote tudo, mais uma rotina importante. Faça um inventário de tudo que tem na propriedade. Outra rotina importante. O que não serve pode deve ser descartado, vendido ou doado.

Procure visitar fazendas que dão certo, que tem gestão bem definida, que utiliza processos como os citados acima, não meça esforço nesse sentido. Leia sobre assuntos de interesse em pecuária, em gestão de risco, mercado financeiro de commodities, faça cursos na área. Siga os indicadores da pecuária pra lhe darem um norte, uma visão de mais médio e longo prazo.

Treine seu pessoal, dê a eles condições de trabalho e evolução e que possam crescer com você. Não tenha o pensamento de que investir em um colaborador vai fazer com que possa perder ele em algum momento. De condições que ele permanece. Porém ninguém é insubstituível.

Vamos exercitando as rotinas. Reuniões de trabalho, melhorias nos manejos da fazenda, pesagem de animais, anotações de despesas e custos, treinamento de pessoal, seu treinamento e aprendizado, visitação a outras fazendas.

Outros passos como arraçoamento, devem ser planejados com antecedência com gestão de custos muito bem feitas, de antecipação de compras, em períodos de safra por exemplo, condições de armazenamento por longos períodos entre outros cuidados que falaremos em outra oportunidade. Mas lembra o que eu comentei mais acima? Um passo de cada vez. De o primeiro agora. Boa gestão.

*Zootecnista, diretor da Sociedade Rural Brasileira e da DATAGRO Pecuária 

 

19/01/2023

Fonte: DATAGRO

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário

 

 

Booked.net
 
+25
°
C
+28°
+22°
Sinop
Quarta-Feira, 29
booked.net
 
+30
°
C
+31°
+23°
Alta Floresta
Quarta-Feira, 29

 

Booked.net - book your hotel here
 
+25
°
C
+28°
+22°
Sorriso
Quarta-Feira, 29
Booked
 
+25
°
C
+28°
+22°
Lucas do Rio Verde
Quarta-Feira, 29

 

 

Saiba mais: https://www.cepea.esalq.usp.br/br