Português (Brasil)

Pesca do pintado será liberada no País

Pesca do pintado será liberada no País

Retirada da lista de extinção era pleiteada pelo governo de MS, que fez até estudo para descartar risco

Compartilhe este conteúdo:

O Ministério do Meio Ambiente voltou atrás na decisão de proibir a pesca do pintado (ou surubim) (Pseudoplatystoma corruscans), espécie de água doce, ameaçada de extinção. Com isso, a prática que estaria proibida permanentemente voltará a ser liberada após período de defeso, até o dia 28 de fevereiro de 2023.

A portaria MMA de número 355 do dia 27 de janeiro de 2023, foi publicada nesta segunda-feira, e, portanto, já está em vigor.

Pintado é peixe típico em Mato Grosso do Sul. — Foto: Reprodução/Redes sociais

De acordo com Carla Polaz, do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), cada bacia tem um período de defeso. “No alto Paraná, por exemplo, termina no último dia de fevereiro. Enquanto nos estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, na bacia Alto Paraguai, acaba um mês antes, em janeiro de 2023. Mas de modo geral, no primeiro dia de março a pesca estará liberada em todas as bacias hidrográficas do Brasil”, conta.

O Pintado habita as calhas dos rios das bacias do São Francisco, Paraná e Prata, embaixo de malhas de aguapés e camalotes e em bocas de corrichos. Tem o hábito noturno.

O macho alcança até 180 cm de longitude e um peso máximo de 86 kg. Tem uma cabeça mais larga que as outras espécies de Platystoma. Sua característica mais importante são os múltiplos pontos pretos desenhados em sua pele que é acinzentada no dorso e esbranquiçada no ventre. As barbatanas mostram um tom avermelhado. Apresenta longos barbilhões.

É um peixe carnívoro, alimentando-se principalmente da tuvira, minhocuçu, curimbatá e pequenos peixes. Pode ser utilizado no controle de população de tilápias em açudes e tanques.

cenariomt.com.br 31/01/2023

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário

 

 

Booked.net
 
+25
°
C
+28°
+22°
Sinop
Quarta-Feira, 29
booked.net
 
+30
°
C
+31°
+23°
Alta Floresta
Quarta-Feira, 29

 

Booked.net - book your hotel here
 
+25
°
C
+28°
+22°
Sorriso
Quarta-Feira, 29
Booked
 
+25
°
C
+28°
+22°
Lucas do Rio Verde
Quarta-Feira, 29

 

 

Saiba mais: https://www.cepea.esalq.usp.br/br