Português (Brasil)

Pesquisa aponta novo inseticida entre as ferramentas mais eficazes frente à cigarrinha-do-milho

Pesquisa aponta novo inseticida entre as ferramentas mais eficazes frente à cigarrinha-do-milho

Ensaios avaliaram diferentes soluções para conter danos potenciais da praga de alta severidade, que ocasiona perdas de até 70% das lavouras de milho

Compartilhe este conteúdo:

Engenheira agrônoma, doutora em Produção Vegetal pela Universidade Federal de Goiás, a pesquisadora Jurema Rattes, proprietária da Agro Rattes Consultoria e Pesquisa, conduziu, durante três safras, estudos sobre a eficácia de novos inseticidas no controle da cigarrinha Dalbulus maidis no milho. Inseto resiliente, de manejo complexo, com alta capacidade reprodutiva e para reinfestações, a ‘cigarrinha-do-milho’ surge com mais força a cada ciclo, nas diferentes regiões produtoras do cereal.

Segundo a pesquisadora, a cigarrinha é vetora de três doenças importantes e agressivas, duas destas causadas por ‘molicutes’ (Fitoplasma e Espiroplasma), que são responsáveis pelos enfezamentos vermelho e amarelo, e também pela virose do raiado fino. Tais anomalias têm potencial para acarretar perdas da ordem de 70% da produção de uma lavoura de milho. “Elas obstruem vasos condutores de seivas elaboradas na cultura”, resume Jurema.

“Trata-se de uma praga com grande capacidade reprodutiva, que levada pelo vento se espalha a longas distâncias e por isso dificulta seu controle”, reforça Jurema. “A cigarrinha deve ser monitorada e controlada com atenção desde a emergência até o estágio V4 (quarta folha) da planta. Este momento é crítico na contenção da infecção de plantas pelos ‘molicutes’. Recomendamos que a população seja monitorada e controlada até a fase do pré-pendoamento.”

Inseticidas

Os estudos conduzidos pela doutora Jurema Rattes foram realizados na Estação Experimental da Agro Rattes, em Santo Antonio da Barra, na região do sudoeste goiano. A identificação de inseticidas eficazes ao controle da praga foi um dos pontos centrais das análises técnicas. Entre as soluções avaliadas estava o produto Krypto®, lançado há pouco no Brasil pela Albaugh. Segundo a Agro Rattes, pelo desempenho alcançado, o inseticida surpreendeu aos pesquisadores.

“Krypto® trouxe resultados muito interessantes. A solução está certamente entre as melhores hoje disponíveis para manejo da cigarrinha-do-milho”, afirma Jurema Rattes. O produto, acrescenta ela, também ‘aceita’ bem aos bioinseticidas. “O controle dessa praga não pode ser feito por meio de um único modo de ação. Krypto®, que combina dois modos de ação, demonstra ser uma alternativa viável nos programas de rotação e manejo de resistência.”

Conforme a pesquisadora, outro diferencial associado à solução está relacionado ao amplo espectro de controle de pragas. Os estudos da Agro Rattes, salienta ela, revelaram efeitos satisfatórios do inseticida sobre a lagarta-do-cartucho (Spodoptera frugiperda) e o percevejo-barriga-verde (Diceraeus melacanthus), por exemplo.

Indicadores de desempenho

Entre os indicadores de desempenho mais relevantes obtidos nos campos demonstrativos – nos conduzidos pela Agro Rattes e também em outros, da Albaugh -, a companhia assinala que Krypto® obteve alto padrão de eficácia no controle da cigarrinha-do-milho. “O produto se mostrou ‘muito superior’ comparado aos tratamentos-padrão”, enfatiza a Albaugh.

Krypto® é descrito pela Albaugh como “um produto de choque a jato, com dois modos de ação”. A companhia destaca ainda o encaixe adequado do inseticida ao MIP ou manejo integrado de pragas, bem como sua flexibilidade quanto ao momento de utilização e, também, a ausência de mau-cheiro na lavoura após aplicado, “diferentemente do tradicional acefato”, diz a empresa.

Albaugh está presente no Brasil com sua matriz na capital paulista e 13 regionais de vendas. A empresa produz e comercializa mais de 50 agroquímicos adequados às principais culturas agrícolas, como soja, milho, algodão, citros, café, cana-de-açúcar, trigo e feijão, entre outros. 

Fonte: Albaugh

POrtal do Agronegócio 03/03/2023

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário

 

 

Booked.net
 
+25
°
C
+28°
+22°
Sinop
Quarta-Feira, 29
booked.net
 
+30
°
C
+31°
+23°
Alta Floresta
Quarta-Feira, 29

 

Booked.net - book your hotel here
 
+25
°
C
+28°
+22°
Sorriso
Quarta-Feira, 29
Booked
 
+25
°
C
+28°
+22°
Lucas do Rio Verde
Quarta-Feira, 29

 

 

Saiba mais: https://www.cepea.esalq.usp.br/br