Português (Brasil)

Piracema encerra nesta quinta-feira em rios de Mato Grosso

Piracema encerra nesta quinta-feira em rios de Mato Grosso

Nos rios de divisa com outros estados a proibição da pesca se estende até o dia 28 de fevereiro

Compartilhe este conteúdo:

O período de defeso dos peixes em rios de Mato Grosso encerra nesta quinta-feira (2). O intuito da piracema é proteger o período de reprodução das espécies e garantir o estoque pesqueiro para o futuro.

A piracema nos rios mato-grossenses teve início no dia 3 de outubro. Em Mato Grosso o período de defeso começa um mês antes do que em outros estados.

 

Durante os quatro meses de proibição, a pesca é permitida apenas na modalidade de subsistência, desembarcada, que é aquela praticada artesanalmente por populações ribeirinhas ou tradicionais para garantir a alimentação familiar, sem fins comerciais.

Durante o período de defeso fiscalizações fluviais e barreiras nas estradas foram realizadas pela Sema-MT e pelo Batalhão Ambiental da Polícia Militar. A multa para quem desrespeita o período pode chegar a R$ 100 mil, mais um acréscimo de R$ 20 por quilo de pescado.

 

Piracema em rios de divisa continua

Segundo a Secretaria de Estado de Meio Ambienta (Sema-MT), apesar da liberação da pesca amadora e profissional nas bacias hidrográficas de Mato Grosso, em rios de divisa com outros estados a proibição da pesca se estende até o dia 28 de fevereiro, de acordo com o calendário federal.

canalrural.com.br 02/02/2023

 

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário

 

 

Booked.net
 
+25
°
C
+28°
+22°
Sinop
Quarta-Feira, 29
booked.net
 
+30
°
C
+31°
+23°
Alta Floresta
Quarta-Feira, 29

 

Booked.net - book your hotel here
 
+25
°
C
+28°
+22°
Sorriso
Quarta-Feira, 29
Booked
 
+25
°
C
+28°
+22°
Lucas do Rio Verde
Quarta-Feira, 29

 

 

Saiba mais: https://www.cepea.esalq.usp.br/br