Prevenção à influenza aviária: governo lança livro digital com dicas e orientações
Material disponibilizado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária conta com textos, fotos, infográficos, sugestões de mensagens de voz e vídeos
Compartilhe este conteúdo:
Diante do avanço de surtos de gripe aviária em países vizinhos, o Brasil foca no trabalho preventivo. Com o intuito de seguir livre da doença, o governo federal lançou na sexta-feira (17) o livro digital “Diálogos para prevenção da influenza aviária”. Multimídia, o material conta com recursos como fotos, infográficos, sugestões de mensagens de voz e vídeos — além de textos.
Organizado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), o e-book faz parte da campanha “Influenza aviária? Aqui não!”, que foi lançada pelo Executivo federal há duas semanas. Segundo a pasta, o principal objetivo do livro digital é ajudar em projetos e atividades educativas. Dessa forma, o material pode ser promovido por empresas e entidades atuantes no agronegócio e até mesmo em sala de aula e por veículos de comunicação — e mostrar como a sociedade em geral pode ajudar nesse trabalho preventivo contra a influenza aviária.
Com 160 páginas, o material está dividido em três grandes partes, além da conclusão (íntegra ao fim do texto). O primeiro bloco de conteúdo apresenta informações básicas sobre a gripe aviária e destaca a importância da vigilância da doença em aves silvestres. “São o hospedeiro natural e reservatório dos vírus, exercendo importante função na sua evolução, manutenção e disseminação”, destaca a equipe responsável pelo livro digital.
Dicas de diálogos
Foto: Mapa/reprodução
Na segunda parte, os autores apresentam a metodologia de aprendizagem chamada “Diálogos nos territórios rurais”. Nesse tópico, os responsáveis pelo material indicam conjuntos de atividades — e até mesmo formas de como se comunicar a respeito — para que o assunto seja devidamente compartilhado com o público em questão, como trabalhadores de uma granja instalada no país.
“Emprega as redes sociais e aplicativos de mensagem eletrônica para levar conhecimento às pessoas que trabalham e vivem no campo” — Luís Fernando Soares Zuin
“Esta é uma importante e inovadora forma de ensinar, já que emprega as redes sociais e aplicativos de mensagem eletrônica para levar conhecimento às pessoas que trabalham e vivem no campo”, afirma, segundo a equipe de comunicação do Mapa, o professor Luís Fernando Soares Zuin. Idealizador da metodologia de ensino-aprendizagem “Diálogos nos territórios rurais”, ele é um dos autores do “Diálogos para prevenção da influenza aviária”.
Recursos multimídia contra a influenza aviária
Foto: Mapa/reprodução
A última e terceira parte do livro digital divulgado pelo Mapa usa, a saber, de recursos multimídia para auxiliar nos trabalhos preventivos contra a disseminação da influenza aviária no país. Em geral, o e-book conta com:
28 sugestões de roteiros de mensagens de voz;
17 indicações e mensagens de texto;
24 infográficos;
21 cartazes/folhetos (para serem impressos em papel A4); e
14 vídeos.
Conclusão do projeto
Foto: Claudio Menezes/Mapa
Ao fim do material, os responsáveis pelo livro apresentam a seguinte conclusão:
A primeira linha de defesa contra a influenza aviária é a detecção precoce e a sua notificação de suspeita da doença, para permitir uma resposta rápida a fim de evitar sua disseminação.
Esta é a razão de incentivarmos a proximidade do serviço oficial com o setor produtivo, promovendo o diálogo e responsabilidades compartilhadas, para que a comunicação flua de uma maneira mais efetiva e fortaleça, as medidas de prevenção da enfermidade. Este é um dos pontos que a educação em saúde tem muito a contribuir, não somente levando conhecimentos técnicos, mas despertando a conscientização e a atitude das pessoas sobre a importância de sua participação efetiva na adoção de medidas preventivas e na notificação de suspeita da doença junto ao serviço veterinário oficial.
Assim, o Programa Nacional de Educação Sanitária em Defesa Agropecuária, o Proesa, e a Comissão de Educação Sanitária da Superintendência Federal de Agricultura em São Paulo, como entidades multidisciplinares do Ministério da Agricultura e Pecuária, que reúnem os órgãos de defesa agropecuária, extensão rural, pesquisa e ensino e outras instituições das iniciativas pública e privada, trazem aqui informações e estratégias para que todos fiquem atentos e saibam como se prevenir desta doença.
Contamos com você, produtor, e com vocês, profissionais da agropecuária, para esse trabalho conjunto!
Íntegra do livro digital sobre influenza aviária
Foto: Claudio Menezes/Mapa
Fonte: Mapa.
Editado por: Anderson Scardoelli.
Compartilhe este conteúdo:
Seja o primeiro a comentar!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo
Nome
|
E-mail
|
Localização
|
|
Comentário
|
|