Português (Brasil)

Produção da compostagem, como fazer o manejo em plantações

Produção da compostagem, como fazer o manejo em plantações

Saiba como manejar a produção de um pomar usando adubo de compostagem

Compartilhe este conteúdo:

Para preparar a compostagem com sobras de materiais orgânicos o processo é simples e quase sem custos, já que consigo no aproveitamento de sobras.

Uma vasilha grande, pode ser usado para produzir o adubo. Baldes, tambores ou composteiras prontas, o importante é que tenha furos no fundo do recipiente, para a eliminação do excesso de umidade. 

O fundo da composteira deve ser coberto com terra seca, areia ou restos de carvão. Os resíduos orgânicos, que serão usados na produção do adubo, devem ser acrescentados à mistura, sempre em quantidades e concentrações iguais.   

Quando a mistura aparenta estar muito seca é recomendado colocar água para aumentar a umidade e favorecer o início da fermentação.

O material será mantido fechado por 60 dias, mas o processo se completa com 90 dias.  O material orgânico deve ser misturado sempre que acrescentar novos resíduos e o recipiente deve ser mantido fechado. 

Manejo da produção 

Durante 3 meses a umidade do composto no recipiente deve ser verificada semanalmente e estará pronto para uso quando apresentar aspecto e cheiro de terra. 

Atenção 

Alguns produtos não devem ser usados no processo de produção do adubo orgânico.  Entre eles: carnes, limão, temperos fortes, papel, óleo e  fezes de animais domésticos.

Fonte: Agrolink

Portal do Agronegócio 13/03/2023

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário

 

 

Booked.net
 
+25
°
C
+28°
+22°
Sinop
Quarta-Feira, 29
booked.net
 
+30
°
C
+31°
+23°
Alta Floresta
Quarta-Feira, 29

 

Booked.net - book your hotel here
 
+25
°
C
+28°
+22°
Sorriso
Quarta-Feira, 29
Booked
 
+25
°
C
+28°
+22°
Lucas do Rio Verde
Quarta-Feira, 29

 

 

Saiba mais: https://www.cepea.esalq.usp.br/br