Português (Brasil)

Projeto integra sistema de piscicultura e agricultura irrigada em MT

Projeto integra sistema de piscicultura e agricultura irrigada em MT

Programa atende mais de 41 propriedades em Sorriso, a 420 km de Cuiabá. Além de servir para a criação, a água do tanque também irriga a plantação.

Compartilhe este conteúdo:

Para cultivar mais em pouco espaço, em Sorriso, a 420 km de Cuiabá, foi criado o projeto “Mais Peixes”, que tem como intuito, integrar a piscicultura em outros cultivos, como o de frutas e de verduras. Além de servir para a criação, a água do tanque também irriga a plantação.

Segundo a zootecnista e coordenadora do projeto, Andréia Souza, atualmente, o programa atende mais de 41 propriedades no município, e o sistema permite que as famílias tenham mais de uma renda.

“O tanque veio como um complemento para o produtor ter uma fonte de renda, e também de proteína animal dentro da propriedade”, disse.

Para que a água também seja utilizada para irrigar as plantações dentro da fazenda, Andréia faz a análise da água com um peagâmetro, um medidor de potencial hidrogeniônico (pH), que indica a acidez, neutralidade ou alcalinidade da água. A análise é necessária para verificar se os parâmetros estão ideais e se precisa fazer algum tipo de manejo, evitando prejuízo para o produtor.

“Aqui eu consigo conferir a temperatura e o pH da água. Se esse pH estiver muito abaixo, a gente precisa entrar com o calcário, com algum manejo de correção, e se ele estiver muito alto também”, explicou.

Andréia faz análise da água com um peagâmetro para ver se os parâmetros estão ideais — Foto: Reprodução/ TV Centro América

Ainda de acordo com ela, quando a propriedade não consegue ainda ter um aerador, consequentemente, é preciso diminuir a densidade de peixes.

“A gente utiliza bastante a Tambatinga e o Tambaqui, por serem peixes bem resistentes, tanto a condições climáticas, quanto aos baixos níveis de oxigênio e pH, então eles suportam e tem uma grande resistência”, contou.

Conforme a coordenadora, toda a propriedade pode ser beneficiada com a piscicultura.

“Essa água, que é naturalmente de uma piscicultura, teria que ser renovada para manter parâmetros de qualidade de água, ela pode estar sendo utilizada com nutrientes para a

plantação”, concluiu.

g1.globo.com  03/03/2023

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário

 

 

Booked.net
 
+25
°
C
+28°
+22°
Sinop
Quarta-Feira, 29
booked.net
 
+30
°
C
+31°
+23°
Alta Floresta
Quarta-Feira, 29

 

Booked.net - book your hotel here
 
+25
°
C
+28°
+22°
Sorriso
Quarta-Feira, 29
Booked
 
+25
°
C
+28°
+22°
Lucas do Rio Verde
Quarta-Feira, 29

 

 

Saiba mais: https://www.cepea.esalq.usp.br/br