Português (Brasil)

Resíduos de açaí, antes descartados viram matéria-prima

Resíduos de açaí, antes descartados viram matéria-prima

Além disso, os resíduos do açaí, poderão ganhar novos usos, na produção de celulose para papel e plástico biodegradável, por exemplo

Compartilhe este conteúdo:

Até pouco tempo atrás, o caroço que contém as sementes e as fibras do açaí era descartado pelos produtores, agora esses mesmos produtos servem como matéria-prima na produção de cosméticos, plásticos, etc. Testes em fase final de conclusão mostraram que os caroços, onde ficam a semente e as fibra, possuem boa capacidade para agir como esfoliante na pele. 

De acordo com o Centro de Tecnologia das Indústrias Química e Têxtil do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-Cetiqt), somente em 2019 cerca de 60% destes “resíduos” o equivalente a 900 mil toneladas, foram descartadas pelos produtores, nas cidades de Belém e Manaus. Atualmente os caroços já são usados comercialmente como combustível para a geração de energia renovável, como fertilizante e em pequena escala, para a produção artesanal de pulseiras, brincos e colares. 

Além disso, os resíduos do açaí, poderão ganhar novos usos, na produção de celulose para papel e plástico biodegradável, por exemplo, e na produção de polímeros para próteses cranianas, possibilidade apresentada por pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Fonte: Agrolink

Portal do Agronegócio 16/01/2023

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário

 

 

Booked.net
 
+25
°
C
+28°
+22°
Sinop
Quarta-Feira, 29
booked.net
 
+30
°
C
+31°
+23°
Alta Floresta
Quarta-Feira, 29

 

Booked.net - book your hotel here
 
+25
°
C
+28°
+22°
Sorriso
Quarta-Feira, 29
Booked
 
+25
°
C
+28°
+22°
Lucas do Rio Verde
Quarta-Feira, 29

 

 

Saiba mais: https://www.cepea.esalq.usp.br/br