Português (Brasil)

Muito além da gripe aviária

Muito além da gripe aviária

Outras doenças virais também atingem as aves e ameaçam a avicultura com frequência

Compartilhe este conteúdo:

Causada pelo vírus Influenza A (subtipo H5N1), a gripe aviária é uma doença altamente infecciosa para várias espécies de aves e representa uma ameaça crescente para a avicultura. Exemplo prático disso é a situação atual das granjas dos Estados Unidos: somente em janeiro de 2025, produtores estadunidenses perderam mais de 8,3 milhões de aves devido a focos da enfermidade em oito estados do país.

Embora o Brasil não tenha registrado surtos da doença em plantéis comerciais até o momento, essa situação serve de alerta para a avicultura nacional, que lidera a exportação mundial de carne de frango. O vírus da gripe aviária é transportado por aves migratórias, que viajam grandes distâncias, levando-os de um continente a outro, e acabam contaminando plantéis e aves domésticas ao liberarem os agentes infecciosos por meio de fezes e secreções respiratórias.

Embora o Brasil não tenha registrado surtos da doença, essa situação serve de alerta para a avicultura nacional, que lidera a exportação mundial de carne de frango. Foto: Divulgação Zoetis

“A doença é antiga conhecida, mas as grandes variações climáticas que têm acontecido ao redor do mundo alteram o comportamento e a rota de voo de pássaros selvagens, que são os principais portadores do vírus. Como resultado, acontecem os picos e surtos mais exacerbados da gripe, como o que estamos vendo nos Estados Unidos”, comenta o Gerente Técnico de Aves na Zoetis Brasil. Eduardo Muniz.

 

Panorama

No Brasil, o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) é responsável pelo monitoramento da gripe aviária, acompanhando de perto todos os casos suspeitos. Assim que qualquer sintoma é identificado, é imprescindível que o produtor notifique a instituição.

De acordo com o executivo, apesar das semelhanças entre os sintomas das doenças respiratórias, a gripe aviária, de alta patogenicidade, pode levar à morte súbita do animal. Por isso, é fundamental que, ao notar qualquer sinal, o MAPA seja alertado para investigar o caso e descartar quaisquer possibilidades da gripe aviária no plantel.

É importante destacar que a gripe aviária é apenas uma das enfermidades que preocupa a avicultura – bronquite infecciosa, metapneumovirose aviária e doença de Newcastle são outras doenças virais que também atrapalham a criação de aves anualmente. Tais condições se manifestam de forma parecida: tosse, secreção nasal, dificuldade respiratória, diarreia e queda na produção de ovos são alguns dos principais sintomas.

Além da gripe aviária, outras doenças como bronquite infecciosa, metapneumovirose aviária e doença de Newcastle também atrapalham a criação de aves anualmente. Foto: Divulgação Zoetis

Segundo Muniz, o grande problema é que não há tratamento efetivo para essas doenças virais. Além disso, uma vez que a galinha ou o frango são infectados, a transmissão para as demais aves do plantel ocorre rapidamente e, logo, toda a granja é comprometida. “Essas infecções causam prejuízos no desempenho das aves e, consequentemente, geram prejuízos econômicos significativos”, complementa.

O reforço dos protocolos de biossegurança também pode reduzir a propagação dos agentes virais. “O monitoramento rigoroso da sanidade das aves, o controle do acesso de pessoas às granjas e a ventilação adequada nos ambientes habitados pelos animais são algumas medidas que contribuem com a diminuição do risco de contaminação”, finaliza o especialista.

Fonte: Assessoria de comunicação Zoetis

alavoura.com.br 19/03/2025

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário

 

 

Booked.net
 
+25
°
C
+28°
+22°
Sinop
Quarta-Feira, 29
booked.net
 
+30
°
C
+31°
+23°
Alta Floresta
Quarta-Feira, 29

 

Booked.net - book your hotel here
 
+25
°
C
+28°
+22°
Sorriso
Quarta-Feira, 29
Booked
 
+25
°
C
+28°
+22°
Lucas do Rio Verde
Quarta-Feira, 29

 

 

Saiba mais: https://www.cepea.esalq.usp.br/br