Português (Brasil)

Aprosoja MT leva suplementação à base de soja para instituição de apoio a pessoas com deficiência em Nova Ubiratã

Aprosoja MT leva suplementação à base de soja para instituição de apoio a pessoas com deficiência em Nova Ubiratã

A instituição fornece suporte educacional, social e suplementação alimentar por meio do Agrosolidário

Compartilhe este conteúdo:

Há 11 anos, a Associação Amar para Incluir Pessoas com Necessidades Especiais (Amapin) presta suporte educacional e social a pessoas com deficiência do município de Nova Ubiratã. Além do apoio pedagógico, a instituição distribui suplementação alimentar fornecida pela Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja MT), por meio do programa Agrosolidário.  

A presidente da Amapin, Lucilene Fátima Ristoff Paz, explica que a iniciativa começou com o objetivo de auxiliar as famílias em suas casas. Com o tempo, passou a oferecer oficinas de pintura e bordado para os familiares e aulas de reforço escolar para crianças com necessidades especiais.  

“A gente começou a trabalhar com eles o reforço. É um apoio pedagógico. Agora, neste ano, a gente vai tentar atender 20 crianças, cada uma com seus horários certos. Esperamos que esse ano a gente dê um bom avanço”, afirmou.  

Além do ensino, a Amapin fornece bebidas à base de soja distribuídas pelo Agrosolidário e, segundo Lucilene, o suplemento tem gerado resultados positivos para crianças, idosos e pessoas em condições especiais.  

"A bebida de soja entregou além do esperado. Atende desde crianças de 2 anos até idosos de 85 anos. Muitos dos beneficiados possuem deficiências físicas e mentais, estão acamados ou em tratamento oncológico. Eles têm percebido a diferença na disposição e na saúde", destacou.  

A vice-presidente da Amapin, Giane Jappe Vian, reforçou que a instituição também se dedica ao acompanhamento psicossocial das famílias. "Nosso objetivo é orientar os pais, pois, muitas vezes, eles focam exclusivamente na criança ou idoso e esquecem de cuidar de si mesmos. Queremos dar esse suporte. Porque nós vivemos para o próximo, nós não vivemos para nós", explicou.  

A ação da Amapin tem transformado vidas. Um dos casos destacados pela vice-presidente foi o de uma idosa de 80 anos que, após três anos acamada devido a uma fratura no fêmur, passou a sentir mais disposição após consumir a bebida de soja.  

"Em duas semanas consumindo a bebida de soja, ela já queria sentar na cama e estava com a pele mais corada. Embora não possa mais caminhar, recuperou as forças", relatou Giane.  

Outro relato veio de Anesia de Oliveira Silva, avó de Makelly Vitória Ferreira, de 8 anos, que recebe atendimento da Amapin. Para a avó, a bebida de soja tem feito a diferença na vida tanto de sua família, quanto de sua neta.  

"A Makelly não conseguia andar, mas, com a suplementação, começou a subir e descer da cama e até a abrir torneiras. Ela ganhou peso e força. O apoio da Amapin e da Aprosoja MT tem feito a diferença na nossa vida", afirmou.  

Ao final, as representantes da Amapin agradeceram à Aprosoja e ao Agrosolidário pelo suporte oferecido às famílias. "Nós agradecemos essa novidade que foi esse agrosolidário e a esse suplemento que tem sido maravilhoso na vida deles. Então, a gente agradece e muito obrigada mesmo de coração pelo que está acontecendo na vida deles", finalizou.

Marina Cintra

Assessoria de Comunicação

07/04/2025

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário

 

 

Booked.net
 
+25
°
C
+28°
+22°
Sinop
Quarta-Feira, 29
booked.net
 
+30
°
C
+31°
+23°
Alta Floresta
Quarta-Feira, 29

 

Booked.net - book your hotel here
 
+25
°
C
+28°
+22°
Sorriso
Quarta-Feira, 29
Booked
 
+25
°
C
+28°
+22°
Lucas do Rio Verde
Quarta-Feira, 29

 

 

Saiba mais: https://www.cepea.esalq.usp.br/br